Polícia Federal: crime por extração ilegal de areia em Caçapava!!!
Empresa estava extraindo areia em área próxima ao Paraíba do Sul. De acordo com a polícia, a forma e quantidade retiradas traziam risco de rompimento de barragem.
Uma empresa foi flagrada nesta quarta-feira (22) realizando extração ilegal de areia em uma área de preservação próxima ao rio Paraíba do Sul em Caçapava. O flagrante foi feito pela Polícia Federal, que investiga o caso. Os funcionários conseguiram fugir quando perceberam a chegada das equipes.
A Polícia Federal informou que recebeu a denúncia do Ministério Público, que sobrevoou a área e captou imagens da extração na área de preservação. Além de ser crime de posse de bem da União, a empresa ainda estava retirando quantidades que traziam risco de rompimento de barragem.
Após a denúncia, a equipe foi ao local na manhã desta quarta para o flagrante. Os funcionários perceberam a chegada da equipe e conseguiram fugir.
O maquinário usado e as medidas de minério retiradas foram somadas como prova para abertura de investigação contra a empresa por crime ambiental.
A empresa informou que “tem todas as licenças estaduais e federais em dia e sempre trabalhou em respeito às diretrizes das licenças e do Meio Ambiente”
Extração irregular de areia em área próxima ao Rio Paraíba do Sul – Foto: Polícia Federal
Em fevereiro, a Justiça condenou uma mineradora de Caçapava ao pagamento de R$ 12 milhões em multa por extração irregular de areia. De acordo com a justiça, a empresa retirava minério além do permitido, além de não pagar à União as taxas pelo montante realmente retirado por ela.
De acordo com os laudos feitos pela investigação, foram extraídos cerca de 700 mil metros cúbicos de areia acima do declarado. O volume representa aproximadamente um milhão de toneladas do produto.