Caçapava: os perigos de uma epidemia de Dengue!!!
Conforme boletim diário, atualizado pela Secretaria de Saúde de Caçapava, na pessoa da Secretária Kátia Turbay Soares Carvalho, cujos números são atualizados diariamente, nos mostram um quadro curioso e coerente com as palavras do Presidente Bolsonaro.
O novíssimo Coronavirus, embora em crescimento, é tão ou menos letal e perigoso do que a Dengue, que já massacra a população a um bom tempo e que, se depender de nossas autoridades municipais, infelizmente poderá chegar a um quadro de epidemia, como acontece com algumas cidades vizinhas, na RMVale.
A epidemia de um novo tipo de coronavírus, que afeta principalmente a China, preocupa brasileiros, inclusive o governo. Com razão. Mas há em território brasileiro uma ameaça muito mais direta do que o vírus chinês.
O virologista Maurício Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), afirma que, com as informações atuais, a dengue deve ser o maior problema que Brasil enfrentará neste ano.
E os cuidados com a Dengue, por parte das autoridades municipais de Caçapava, notadamente o prefeito Fernando Diniz, a Secretária de Saúde Kátia Turkay e o secretário de Obras João Faria, são absolutamente desprezíveis, eis que local público vizinho ao Departamento de Obras da cidade, ficou totalmente alagado por mais de sessenta dias (águas fétidas e infestada de mosquitos) e, não obstante o grito generalizado, por parte da imprensa e munícipes através das redes sociais, só foi efetuado o esgotamento do local, à partir do instante em que o fato virou objeto de gozação, quando nosso informativo apelidou o local de Criatório Municipal do Mosquito do Dengue!
A campanha contra a Dengue, que se encontrava instalada e em funcionamento, precário ou não mas em andamento, acabou completamente paralisada, com o eixo das preocupações das autoridades, transferidos e centrados no coronavírus, deixando a população exposta aos riscos da Dengue.