CAÇAPAVA e região

Coronavirus em Caçapava: como se proteger e evitar contágio!!!

A Vigilância Epidemiológica de Caçapava, encaminhou para as unidades de saúde o plano de contingência municipal contra o novo coronavírus. O Município tem dois casos suspeitos da doença. O documento foi enviado no final de fevereiro para os postinhos e para a Fusam, e início de março para as unidades particulares.

O plano de contingência foi elaborado dentro dos moldes e orientações dadas pelo Ministério da Saúde e adaptado para a realidade do Município. O objetivo principal é orientar os profissionais de saúde sobre os procedimentos que devem ser seguidos quando houver casos suspeitos da COVID19, que derem entrada na rede de saúde.

Entre as orientações, constam os cuidados que os profissionais de saúde devem ter com pacientes que entrarem nas unidades com sintomas suspeitos, considerando três situações: aqueles que voltaram de viagem recente de países ou regiões com transmissão local; aqueles que tiveram contato próximo com alguém suspeito para o coronavírus e aqueles que tiveram contato com caso confirmado da doença.

Os sintomas para COVID19 são febre (que pode não aparecer em alguns pacientes), tosse, espirros e sintomas respiratórios, como falta de ar.

No caso de paciente suspeito de ser portador da doença, os profissionais da saúde devem proceder com o isolamento do paciente, por meio da colocação de máscara cirúrgica e segregação em área com pouca ou nenhuma circulação de pessoas. Também devem notificar imediatamente às autoridades epidemiológicas locais.

Em caso de pacientes positivos para a COVID19, a recomendação é que seja feito o isolamento domiciliar até a completa recuperação dos sintomas. Em caso de paciente com quadro mais grave da doença, será feita a remoção aos hospitais de referência, onde deverão ser mantidos em isolamento, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.

A Fusam é a referência para o encaminhamento dos pacientes da rede pública. Atualmente o hospital reserva três leitos em área de isolamento, sendo um na unidade de terapia intensiva.

Casos suspeitos em Caçapava

De acordo com dados da Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, o Município de Caçapava tem dois casos suspeitos de Coronavírus. O último deu entrada na noite de ontem, 9 de março, na unidade de saúde. Um caso dado como suspeito anteriormente foi descartado num primeiro momento.

Os dois casos suspeitos, que estão em investigação, são:

– Feminino, 18 anos, moradora do bairro Vila São João. Notificada no dia 06/03/2020. Histórico: Viajou para os EUA e retornou dia 01/03/2020, com sintomas de tosse, dor de gargante, falta de ar e diarreia. Está em acompanhamento pela Vigilância.

– Feminino, 46 anos, moradora do Recreio da Mantiqueira. Fez uma viagem pela Europa e retornou no dia 25 de fevereiro. Começou a ter sintomas no dia 26, mas só procurou a unidade de saúde na noite de ontem, 9 de março. Está em acompanhamento pela Vigilância. Os dois casos estão em isolamento domiciliar voluntário e as famílias estão sendo monitoradas.

Cuidados preventivos

A COVID19 é uma doença causada pelo novo coronavírus e é altamente contagiosa. Porém, na maioria das pessoas, a doença apresenta sintomas leves a moderados, semelhante a uma gripe. Mas há um grupo que pode ser mais vulnerável ao vírus, como no caso de idosos e pacientes com alguma doença crônica.

As principais formas de contágio do coronavírus são:

  • Pelo ar;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Gotícula de saliva;
  • Contato físico com pessoa infectada;
  • Contato com superfícies contaminadas.

Para se prevenir, bastam medidas simples de higiene, seguindo as mesmas orientações dadas para evitar a gripe comum:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou usar antisséptico à base de álcool em gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro e antes e depois de comer.

  • Evitar locais com aglomerações, fechados ou com multidões;
  • Evitar cumprimentos como beijo no rosto ou aperto de mãos;
  • Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;
  • Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;
  • Evitar sair de casa se estiver com algum sintoma de gripe.

As pessoas que apresentarem sintomas e que voltaram recentemente de viagens externas, ou tiveram contatos com estrangeiros ou com pessoas suspeitas de estarem com a doença devem procurar as unidades de saúde de referência e relatarem a situação.