Linha Verde São José poderá ser estendida para Caçapava e Jacareí!!!
O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (5) que o projeto da Linha Verde poderá interligar também os municípios de Jacareí e Caçapava. Ele fez a declaração ao Meon após a abertura do 73ª Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que aconteceu em São José dos Campos, nas instalações da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), no bairro Urbanova.
“Em Jacareí já existe certa conurbação. O município já tem um projeto de ligação com São José pela Via Oeste, mas hoje existe a Linha Verde, que vai da ponta de Jacareí e, em sua fase final, até a zona leste de São José dos Campos, que é a divisa de Caçapava. Então, sim, existe essa possibilidade até porque as outras cidades podem utilizar da mesma linha de alta tensão que vamos usar”, disse Ramuth.
O projeto da Linha Verde foi lançado pelo prefeito em junho de 2019. A proposta prevê a ligação das regiões sul, central e leste da cidade por meio de 12 VLP’s (Veículos Leves sob Pneus) totalmente elétricos. Os veículos devem passar por um corredor que será aberto dentro do ‘retão’ das torres de transmissão da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), que corta o município.
No dia 18 de dezembro, a prefeitura iria realizar o pregão presencial para a compra dos VLP’s, mas o processo licitatório foi barrado pelo TCE (Tribunal de Contras do Estado), que apontou algumas irregularidades, entre elas, na modalidade do certame.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, na próxima segunda-feira (9) será aberta a licitação para a infraestrutura de implantação do projeto e na sexta-feira (13), o certame para a compra dos veículos. A primeira fase do projeto, que deve ter custo de até R$ 50 milhões com obras físicas, é prevista para começar ainda neste ano. Esta etapa prevê a ligação do Eldorado, na zona sul, até a avenida Nelson D’Ávila, na região central.
73ª Fórum Paulista
O fórum paulista reúne importantes nomes do poder público ligados à mobilidade urbana. O evento é aberto apenas a secretários, técnicos, gestores públicos, representantes do legislativo e do judiciário, além de convidados especiais. Serão dois dias de debates de políticas públicas sobre o tema, com discussões e workshops. Confira a matéria, em vídeo:
Meon