CAÇAPAVA e região

Robôs-spoofers infernizam a vida dos usuários de telefonia!!!

O celular toca, a tela mostra um número estranho e a voz do outro lado reproduz uma mensagem automática, é assumida por algum atendente de telemarketing ou simplesmente dá lugar a um toque de que a ligação caiu. Isto está acontecendo com o telefone de nosso editor que, desde o dia 22 de Novembro de 2019, tem recebido em média 80 destas chamadas por dia (de 2 em 2 minutos).

É bem possível que você faça parte das milhões de pessoas que em todo o mundo que já receberam ou, na pior das hipóteses, ainda recebe cotidianamente, ligações do tipo, que em outras línguas já até ganharam um vocábulo próprio. Em inglês, por exemplo, são as “robocalls” e em espanhol, “robollamadas” —em português, seria algo como “robochamadas”, que utilizam tecnologias da telecomunicação impulsionadas recentemente, – como “autodialers” (ferramentas físicas ou softwares que disparam ligações para múltiplas linhas simultaneamente); a tecnologia VoIP (abreviação para “Voz sobre IP” que permite telefonar através da internet); os chamados “spoofers”, que alteram ou escondem os números telefônicos que aparecem no identificador de chamadas e ainda mensagens pré-gravadas.

Não há, no país, leis ou normas nacionais diretamente voltadas para ligações robotizadas ou para o dito telemarketing abusivo. Mas, a depender da interpretação jurídica, pode-se considerar violações de alguns princípios mais gerais presentes no Código de Defesa do Consumidor ou em normas da Anatel.

Existem algumas alternativas, em geral geridos pelos Procons (órgãos de proteção e defesa do consumidor). que incluem número de telefones e celulares de pessoas que não querem receber quaisquer tipos de ligações de telemarketing. Só que estas iniciativas, referem-se ao bloqueio de cada unidade e não de blocos inteiros, de centenas de ligações diárias, que atormentam a vida dos usuários de 2 em 2 minutos.

É vital a aprovação de leis contra este tipo de invasão de privacidade, que criem sistemas seguros, para bloqueio, por exemplo, de “todas as ligações anônimas”, providência que resolveria grande parte das dores de cabeça dos usuários da telefonia de hoje. Um cadastro nacional, a exemplo dos Estados Unidos.

E cadeia, para estes bandidos-robotizados!