Campos do Jordão, a verdadeira Capital do Antigo-Mobilismo!!!
Futuras instalações do Museu de Carros da Fundação Lia Maria de Aguiar, em Campos do Jordão
Com o sonho de uma sociedade mais justa e repleta de oportunidades, a empresária Lia Maria Aguiar criou em 2008 uma instituição que leva o seu nome. Atuante em Campos do Jordão e região, a Fundação Lia Maria Aguiar, ou FLMA, é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento de pilares fundamentais para um mundo melhor: educação, cultura, meio ambiente e inclusão social. Para isso, conta com projetos socioculturais em que centenas de crianças e jovens despertam seus talentos artísticos e desenvolvem o caráter cidadão.
A preocupação em contribuir para o enriquecimento cultural da população incentivou a Fundação a investir também em outro projeto, que pretende fornecer conhecimento por meio da história automobilística.
E foi com esta intenção, de propagar a cultura do país e do mundo, que Dona Lia Maria Aguiar adquiriu a extensa coleção de autos antigos de Og Pozzoli, um de nossos velhos amigos entusiasta do antigo-mobilismo, que descobriu nos carros um motivo para dedicar cerca de 50 anos de sua vida na montagem de um incrível acervo de automóveis antigos, que além da impecável mecânica, carregam também importantes acontecimentos históricos em seus interiores.
Este acervo foi exposto em Campos do Jordão nos dias 15 a 17, oportunidade em que milhares de visitantes conheceram uma coleção de veículos de todas as épocas, perfeitamente restaurados e em condições mecânicas de trânsito pelas ruas das cidades.
Uma belíssima festa esta acontecida em Campos do Jordão, que nos deixa uma interrogação, quanto ao destino dos veículos do acervo de Roberto Lee, hoje utilizados politicamente pelo prefeito de Caçapava e por seu Secretário de Cultura, com os veículos escondidos em um canto mal ajambrado do Centro Cultural local, sem quaisquer planejamentos e sem possibilidades de restauração que possam, pelo menos, justificar o pomposo título de “Capital Nacional do Antigo-mobilismo”, aprovado por lei federal.
O valor histórico e a defesa de seu legado são princípios da Fundação, que trabalha com dedicação para a criação do “Museu do Automóvel”, uma oportunidade única de contribuição para o patrimônio nacional, que terá a coleção unificada em um museu, onde moradores e visitantes poderão apreciar e conhecer o grande acervo de veículos, que transportaram diversas autoridades e personalidades do século XX.
Ainda em fase de estruturação, o “Museu do Automóvel” contará com 100 carros do acervo de Og Pozzoli, que carregam uma extensa bagagem de informação, por participarem de importantes acontecimentos históricos no Brasil. O projeto inclui também a formação de mecânicos, restauradores e monitores pela escola do Museu, gerando educação e oportunidades profissionais para os jovens jordanenses.
Esta foi a ideia inicial de nosso jornal que, desde 2008, sugeria a doação dos veículos do acervo de Roberto Lee, como forma de os salvar da completa destruição, que já estava a caminho, no abandono de mais de 40 anos, em prédios deteriorados e sujeito a roubos, que acabaram por desfigurar a autenticidade de vários veículos de importância histórica.
Nada mais justo do que uma tentativa de se colocar este acervo de Roberto Lee, à disposição da Fundação Lia Maria de Aguiar, a FLMA, como forma de possibilitar o restauro de veículos importantíssimos do ponto de vista de preservar para futuras gerações, como o ocorrido com o acervo de nosso grande amigo Ogg Pozzoli.
Esperemos que as autoridades municipais de Caçapava, entendam o valor histórico e apolítico de uma decisão como esta, que nos parece ser a única via para o restauro e a manutenção do acervo de Roberto Lee, em condições de fazerem parte das lembranças das gerações futuras.
E, assim sendo, tendo em vista que a municipalidade caçapavense, comprovadamente não dispõe de recursos para o restauro e nem para a criação de um museu, também teremos que ter a humildade de repassar, à cidade de Campos do Jordão, o honroso título de “Capital Nacional do Antigo-mobilismo”, chancelada pelos acervos dos dois maiores entusiastas do assunto no Brasil, quiçá do mundo, Ogg Pozzoli e Roberto Lee!