CAÇAPAVA e região

Novos semáforos sinalizam agravamento de problemas no trânsito!!!

Continuam chegando aos nossos canais eletrônicos nas redes sociais, reclamações generalizadas quando ao trânsito na cidade, notadamente relacionadas aos  novos semáforos que estão em fase de instalação pela cidade. Questiona-se nas redes sociais, a colocação de semáforos sem o crivo de especialistas em gerenciamento de tráfego, com experiência em projetos específicos para municípios.

A prefeitura informa que trata-se de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que está trazendo para o município um investimento que está sendo aplicado em novos semáforos, com objetivo de trazer mais segurança em pontos críticos da cidade.

O que se tem observado, no entanto e segundo reclamações de munícipes, é que os semáforos atualmente em instalação, privilegiam locais inadequados, onde o grande fluxo diário de veículos, certamente ocasionará dispendiosos engarrafamentos, além de contribuir para o desgaste emocional de motoristas e passageiros

Na Rua Gonçalves Dias, por exemplo, via de grande escoamento de veículos centro-bairro-centro, basicamente por todo o período, o semáforo estará privilegiando tráfego de baixíssima intensidade, vindo no sentido da rua Padre José Benedito Alves Monteiro.

Na Av. da Saudade, o semáforo ali existente foi deixado no piscante, em situação de testes, durante vários vezes meses até que, comprovada sua inutilidade, foi completamente retirado. Agora, está sendo novamente instalado, sinalizando o retorno dos problemas de engarrafamentos constantes que existiam no local.

Na outra via questionada, a Avenida Dr. José de Moura Resende, está sendo instalada um semáforo na esquina com a rua Santo Antonio, bem sobre a lombo-faixa ali existente, demonstrando, conforme manifestam os munícipes através de nossos canais de reclamações, a total falta de critérios para a referida ação, visto que o trânsito em direção à rua Santo Antonio, é de baixa densidade, além de outro semáforo também na mesma avenida, no acesso ao Edifício Cores da Índia, prejudicando quem está trafegando na Av. Dr. José de Moura Resende, em direção à Rodovia Edmir Viana Moura.

Nos horários de pico, a cidade tem sofrido com desgastantes engarrafamentos, sem quaisquer policiamentos, na Av. Cel. Manoel Inocêncio, em direção à Via Dutra e Vila Santa Izabel, e também na Av. Brasil, com intenso trânsito no sentido centro bairro (saída para Via Dutra e Rodovia João do Amaral Gurgel), além destas ruas citadas.

Estas vias transformaram-se, por falta de atenção das autoridades, em vias exclusivas de trânsito nos horários de pico e providências são requeridas à curto prazo, também com a utilização de serviços profissionais especializados, visando eliminar o problema. Soluções caseiras, advindas de propostas de pessoal sem formação específica na área, não mais podem ser utilizadas em Caçapava.

Por fim, apresentam os munícipes ora reclamantes, sugestões quanto à real necessidade de se (aí sim) contratar profissional especializado em trânsito municipal, para uma avaliação técnica criteriosa, que possibilite reenquadrar a movimentação viária de Caçapava, projetada para um número ínfimo de veículos e que agora comporta números infinitamente maiores, de forma abrangente, inclusive com a instalação do necessário anel viário, importantíssima via de escoamento de trânsito projetada no governo do ex-prefeito Henrique Rinco, que faria os moradores da Vila Menino Jesus, adjacências e entornos, atingirem a Via Dutra, sem passar pelo centro da cidade, o que acontece hoje com grandes transtornos.