GERAL

eVetol: o carro voador da parceria Embraer – Uber!!!

Criada em 2017, a EmbraerX  tem escritórios no Vale do Silício e em Boston, nos Estados Unidos. Nesses centros, onde ideias e inovações afloram a todo instante, Campello e sua equipe fazem networking com empreendedores e startups. Afinal, “olhar para onde ninguém está olhando” como diz o engenheiro e executivo, está no DNA da Embraer. Nesses lugares, eles buscam identificar tendências que possam virar um novo negócio, uma quebra de paradigmas, uma ruptura positiva.

Foi assim, por exemplo, que surgiu uma conversa da EmbraerX com a Uber sobre a mobilidade aérea urbana. Um encontro que, por sua vez, levou à entrada da EmbraerX na Uber Elevate, um ecossistema de colaboração entre diversas empresas, para a criação em conjunto do projeto de eVTOLs (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). “Cruzei com a Uber no Vale do Silício e começamos a pensar juntos nesse mercado de mobilidade urbana. Foi uma boa coincidência, e falamos: “Por que não?”, conta Campello.

O projeto de veículos de decolagem vertical para uso em áreas urbanas já foi apresentado ao público em diferentes oportunidades. Uma das mais recentes ocorreu no evento de inovação South by Southwest (SXSW), realizado no mês de março, em Austin, Texas. 

Sim, e não é só uma invenção de Os Jetsons. Popularmente chamado de “carro voador”, o eVTOL é um dos principais projetos da EmbraerX, unidade de negócio comprometida a desenvolver soluções que transformem a vida das pessoas. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa se destaca nas áreas de inovação, tecnologia e mobilidade urbana, propondo soluções que beneficiem a sociedade.

Idealizado em parceria com a Uber, o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês) será uma solução para as questões de sustentabilidade e mobilidade. O “carro voador”, portanto, vai revolucionar o deslocamento urbano nas grandes cidades.