CAÇAPAVA e região

Campanha contra o uso de CEROL nas linhas de pipas!!!

“Nesta quinta feira, transitava de carro, pela Rua Ari Barroso, aquela rua da Escola Brejão, quando, à altura do número 190, passei por cima de uma pipa, cuja linha estava enroscada na fiação elétrica. Com receio de que pudesse comprometer a pintura/lataria do veículo, parei e fui tentar retirar a linha, ocasião em que cometi dois deslizes: o primeiro foi pegar a linha na mão pois além do risco do cerol, a linha poderia estar energizada, com risco potencial de choque de efeitos desconhecidos.

Como não consegui desenroscar a linha do meu veículo, cometi o segundo deslize, saí com o carro, forçando a linha a estourar, o que consegui, deixando pequenas marcas na pintura do veículo.

Os restos da linha e da pipa, por lá ficaram mas aí vai o meu conselho e pedido: ao verem a garotada empinando pipa com cerol, denuncie imediatamente às autoridades, visto que, se fosse um motociclista que passasse por ali naquele instante, poderia ser decapitado ou perder algum membro.

PIPA COM CEROL É CRIME E TEM QUE SER DENUNCIADO! CRIANÇA QUE FAZ ISTO, É TÃO BANDIDO QUANTO AQUELE QUE MATA PARA ASSALTAR. EXISTEM VÁRIAS CAMPANHAS QUE ORIENTAM PARA O NÃO USO DO CEROL E MESMO ASSIM, CONTINUAM AS OCORRÊNCIAS. VAMOS PARTICIPAR DA PREVENÇÃO ALERTANDO AS AUTORIDADES!

Depoimento de jcflores, editor chefe do www.taiadaweb.com.br

Risco do cerol
De acordo com o Corpo de Bombeiros, é comum o uso de linha encerada com a mistura de pó de vidro e cola – composto conhecido como “cerol”, ou a proibidíssima linha chilena, sobretudo na época do verão e das férias escolares, quando as crianças brincam de empinar pipa. O costume, no entanto, representa riscos. “A linha com cerol se torna uma navalha. E quando atinge uma pessoa que passa com velocidade, como a criança que estava na moto, o corte é ainda mais perigoso”!

O Corpo de Bombeiros alerta que o uso da mistura pode provocar acidentes até mesmo para quem brinca com a pipa. “Quando a pessoa puxa a linha com cerol, ela acaba cortando a mão, porque o material fica muito afiado”.

O recomendado, de acordo com os bombeiros, é não usar o cerol na brincadeira. “Para quem quer brincar de pipa, não use o composto. O risco de acidentes é grande e pode custar vidas. A prevenção deve falar mais alto”, destaca.