Em  Outubro de 2018, o então  Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, assinou a portaria de criação do Colégio Militar de São Paulo, que funcionará nas dependências do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), a partir de 2020.

O Sistema Colégio Militar do Brasil é formado por 13 Colégios Militares, que oferecem o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio. Esses estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, propiciam educação de alta qualidade a aproximadamente 15 mil jovens, filhos de civis e militares.

Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do Ensino Fundamental e para a 1º ano do Ensino Médio, sendo que, a cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, dentre dependentes de militares e civis. O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender aos dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais de transferências dos pais, em razão das peculiaridades da carreira.

Agora, encontram-se em aberto as inscrições, devendo os interessados acessar a página correspondente, Colégio Militar de São Paulo onde encontrarão todas as informações necessárias.