GERAL

Embraer: novo jato militar Praetor 600!!!

 
aew_600_praetor_2

O P600 AEW atenderá mercado de aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento 

A Embraer está desenvolvendo uma nova aeronave de uso militar baseada no jato executivo Praetor 600, o P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado). O avião será usado para vigilância e reconhecimento aéreo. 

O projeto é resultado de um acordo de cooperação estratégica assinado entre a Embraer Defesa & Segurança e a ELTA Systems Ltd (ELTA), subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), na França em junho. A Embraer fornecerá a plataforma aérea, sistemas de solo, sistemas de comunicações e integração de aeronaves, enquanto a IAI-ELTA fornecerá o radar AEW, SIGINT (inteligência de sinais) e outros sistemas eletrônicos.

O P600 AEW tem como foco o crescente mercado para capacidade aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento para países que exigem soluções economicamente viáveis, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna. 

O novo jato poderá executar várias missões, como defesa aérea, alerta antecipado, comando e controle, eficiência da frota de combate, defesa territorial e vigilância marítima. Além disso, o P600 AEW pode ser configurado com uma vasta gama de sistemas de sensores de controle para alerta antecipado, incluindo a 4ª geração de radar AEW AESA Digital, IFF civil e militar, ESM/ELINT com capacidade de recepção de ameaças-radar, comando e controle, pacote de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links via satélite, além de um robusto sistema de autoproteção (SPS). 

O Praetor 600 é um jato executivo super midsize, com alcance intercontinental e excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade e confiabilidade, curto tempo de retomada de operação e baixo custo de ciclo de vida. Com a tecnologia de ponta dos sensores da ELTA, o novo jato promete oferecer os benefícios de sistemas comprovados e avançados e recursos disponibilizados, até agora, apenas em plataformas muito maiores. 

À época do acordo, Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defensa & Segurança, disse que esta plataforma pode ser facilmente configurado para atender às necessidades do cliente e poder executar uma ampla variedade de missões de uma maneira mais eficiente e econômica. “Esta plataforma oferece desempenho e flexibilidade superiores resultando na melhor proposta de valor em sua categoria”, disse.