GERAL

Taubaté: primeira cidade do interior a ter Bienal de Artes Visuais!!!

 
bienal

Após meses de planejamento e mais de 720 obras inscritas de todo território nacional e do exterior (Argentina e França), foi lançada no início deste mês, a 1ª Bienal de Artes Visuais de Taubaté. Nela, o público poderá conferir 70 obras, sendo 14 delas de artistas locais e as demais de cidades do interior de São Paulo, de outros Estados do país.

O evento marca o pioneirismo do município nas artes, uma vez que essa é a primeira vez que uma bienal como essa é a realizada em uma cidade no interior do país. Ele é ainda resultado de uma parceria inédita entre o poder público (prefeitura), a iniciativa privada (shopping Via Vale Garden) e o terceiro setor (associação artística cultural Oswaldo Goeldi).

A curadoria, aliás, ficou a cargo de Lani Goeldi, sobrinha neta do artista gravador Oswaldo Goeldi. “Buscamos agregar a multiplicidade de modelos e agentes artístico-culturais, apresentando um panorama inundado por imagens, possibilidade poéticas e conceituais regidas pelo belo e pela estética de cada artista”, escreveu ela no texto de apresentação.

“Através dessa exposição, temos a certeza de que a Bienal é a primeira de muitas que virão, uma conquista de todos, principalmente dos taubateanos, artistas ou não, que valorizam a arte na nossa cidade”, continuou ela.

Estão expostos desenhos, esculturas, pinturas e gravuras.

Belas Artes

Segundo Márcio Carneiro, secretário de Turismo e Cultura de Taubaté, a ideia inicial era fazer um salão de Belas Artes. “Mas, como ficamos muito tempo sem realizar exposições na cidade, tivemos receio de termos uma baixa participação de artistas locais. Então, optamos por construir esse projeto aos poucos”, afirmou..

No ano passado, foi criada uma agenda em que, a cada dois meses, haveria uma nova mostra de arte na cidade. “O resultado foi ótimo. E, com essa base solidificada, resolvemos partir para um salão neste ano”, revelou ele.

Ainda segundo Carneiro, dificuldades em relação à contratação de curadores, levaram a secretaria a optar por chamar uma empresa de curadoria. “Chamamos a associação, conhecida por realizar eventos artísticos em todo o país, para eles desenvolverem todo o projeto de acordo com a nossa ideia. E eles sugeriram a criação de uma bienal, em vez de um salão”.

Acessibilidade

O projeto, segundo a administração pública, contou com um investimento de R$ 50 mil.

Os trabalhos inscritos foram avaliados por três profissionais especialistas, que classificaram as obras para a exposição. Os premiados, pelas três melhores obras, receberam até R$ 2.000, troféu e certificados de menção honrosa.

“A exposição foi montada com muito cuidado. Uma das obras premiadas, por exemplo, foi classificada para maiores de 18 anos. Assim, ela está em um espaço separado, com cortinas, e indicações sobre o seu teor”, afirmou Carneiro.

A mostra é acessível: foi concebido um aplicativo para celular onde, por meio da leitura do QR Code identificado nas fichas técnicas dispostas das obras, tem-se acesso a áudio descrição das obras e também da leitura em libras.

O espaço também foi concebido para que cadeirantes e pessoas com capacidade reduzida de mobilidade possam visitá-lo sem dificuldades.

Serviço

A 1ªBienal de Artes Visuais de Taubaté ocorre até o dia 30, no shopping Via Vale Garden (av. Dom Pedro 1, 7.181, Jardim Baronesa) e segue o horário de funcionamento do centro de compras. Entrada franca. Informações via Facebook no endereço: @1bienaldeartesdetaubate..