GERAL

General Abrahão assume a 1ª Divisão de Exército no Rio!!!

(Rio de Janeiro – RJ) – No dia 12 de abril de 2019, a 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes, realizou a cerimônia de Passagem de Comando, do General de Divisão Antonio Manoel de Barros para o General de Divisão William Georges Felippe Abrahão.

Realizada no 31° Grupamento de Artilharia de Campanha (Escola), a solenidade iniciou com a inauguração do retrato do Gen Barros, para a Galeria de Antigos Comandantes da 1ª DE. Em seguida, no Campo de Parada do 31° GAC (Es) foi realizada a formatura militar de transmissão de cargo, que foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército General de Exército Mauro Cesar Loureiro Cid, e conduzida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército e Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto.

O Gen Barros que assumiu a Chefia do Emprego da Força-Terrestre no final de março do corrente, agradeceu aos subordinados, aos superiores hierárquicos, à esposa Dona Ana Luiza e aos familiares que estavam presentes.

A cerimônia foi prestigiada por Oficiais Generais da ativa e da reserva, autoridades civis, representantes das Forças Auxiliares e convidados. Mais de 180 crianças e adolescentes das escolas do entorno da Vila Militar também estiveram presentes na formatura. O ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, tenente Juventino da Silva e outros veteranos também estiveram na cerimônia.

General Abrahão, foi comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve amv em Caçapava, ocasião em que deu todo apoio e ajuda possível para os assuntos relacionados à Força Expedicionária Brasileira – a FEB que, na época, tinha 4 representantes vivos na cidade, que prestaram-lhe, e à sua esposa Andréia, a última homenagem em Caçapava, por ocasião de sua transferência à Brasilia.

Pelo apoio e integração à comunidade local, o General Abrahão foi agraciado com o honroso título de Cidadão Caçapavense.

Nesta oportunidade em que assumiu a 1ª Divisão de Exército, recebeu vários amigos de Caçapava, que foram lhe prestar uma especial homenagem, ocasião em que nosso editor chefe, infelizmente, dado à problemas de saúde, não pode comparecer.

Novo comando

A 1ª Divisão de Exército (1ª DE), também conhecida como Divisão Mascarenhas de Morais, é um Grande Comando Operacional, subordinado ao Comando Militar do Leste, do Exército Brasileiro. Seu nome é uma homenagem ao Marechal Mascarenhas de Morais, que comandou a 1ª DIE (Divisão de Infantaria Expedicionária), que lutou na Segunda Guerra Mundial durante a Campanha da Itália, da qual a 1ª DE é herdeira.

A origem da 1ª Divisão de Exército está ligada à construção da Vila Militar no Rio de Janeiro em 23 de março de 1908 e com a construção da 1ª Brigada Estratégica, em 6 de agosto.

Em 9 de agosto de 1943, é formada a 1ª Divisão de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira, principal força brasileira mandada ao teatro de operações europeu da Segunda Guerra Mundial, sob o comando do General Mascarenhas de Morais. A Divisão era formada por duas forças principais, a Infantaria Divisionária, sob o comando do General Zenóbio da Costa e a Artilharia Divisionária, sob o comando do General Cordeiro de Farias.

Em 1987, foi empregado para garantia da lei e ordem durante o acidente radiológico de Goiânia. Também participou da operação de garantia da lei e ordem durante a ECO-92, no Rio de Janeiro.

Atualmente, tem um efetivo de cerca de 20 mil militares em suas fileiras, sendo uma das forças estratégicas do Exército Brasileiro e a maior guarnição militar da América Latina.

Organizações Militares Subordinadas