GERAL

Guarda Municipal armada em Taubaté!!!

A Câmara de Taubaté aprovou nessa terça-feira, em segunda discussão e novamente por unanimidade, o projeto do prefeito Ortiz Junior (PSDB) que visa autoriza a GCM (Guarda Civil Municipal) a utilizar armas de fogo. O texto agora, vai à sanção do prefeito, virando lei à seguir.

Conforme previsto no projeto de lei, inicialmente, serão armados 50 dos 250 guardas municipais, após passarem por capacitação na Polícia Federal, mediante testes psicológicos e curso de 400 horas da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Atualmente, a GCM já utiliza arma de choque, tonfa e spray de pimenta. A decisão de equipar a guarda com armas de fogo indica uma mudança drástica de postura do prefeito sobre o tema. Em seu primeiro mandato, em diversas oportunidades, o tucano se declarou veementemente contrário à medida. “Não quero uma guarda municipal para matar taubateano, preciso de uma Guarda Municipal para proteger e dar apoio, com arma não letal. Que não fira. Vai mobilizar, dispersar, mas não vai ferir”, afirmou o prefeito em junho de 2015, quando se discutia a regulamentação da GCM. Na época, Ortiz disse que a medida poderia resultar em “excessos graves”.

O prefeito voltou a negar a adoção da medida em 2016, quando os vereadores retiraram a expressão “desarmada” da lei que regulamenta a guarda municipal.

Apenas em outubro de 2018 ele enviou à Câmara o projeto aprovado esse mês. Na ocasião, o governo Ortiz alegou que “o perfil profissional da Guarda Civil Municipal de Taubaté mudou com as novas exigências estabelecidas nos processos seletivos e atualmente é possível fazer esse planejamento”.

Em Caçapava, já surgiram algumas conversas em relação à temática, as quais não se propagaram, num primeiro momento, principalmente em função de aspectos financeiros, visto que o prefeito Fernando Diniz, emite constantemente, evidenciada sinalização  de “falta de dinheiro”, para todo e qualquer tipo de investimento municipal, com exceção à absurda e lamentável reforma dos prédios da estação de trem pertencentes à MRS Logística.