GERAL

Denúncias contra vereador são arquivadas!!!

Vereador petebista foi absolvido em votação no plenário das acusações de cobrança de ‘pedágio’, doações eleitorais irregulares e desvio de função de assessor. Relatório de comissão processante apontou que não houve provas das irregularidades.

 
 

A Câmara de São José dos Campos arquivou as denúncias contra o vereador Maninho Cem por Cento (PTB) em uma sessão extraordinária nesta terça-feira (12). Ele foi investigado por uma comissão processante após ser acusado de cobrança de ‘pedágio’, doações eleitorais irregulares e desvio de função de assessor.

A comissão ouviu nove envolvidos no caso, sendo três de defesa do vereador, e concluiu que em nenhuma denúncia havia prova documental contra Maninho. Durante a sessão, o relatório produzido pelos integrantes foi lido pelo vereador Marcão da Academia (PTB) e as três denúncias foram votadas – todos os 20 votos foram favoráveis à extinção do processo, que poderia cassar o mandato do vereador.

 
 

O rito de formação da comissão processante para investigar as denúncias contra Maninho foi marcado por polêmicas – que resultaram no acionamento da câmara pelo Ministério Público devido a uma suposta fraude na primeira comissão formada.

Em setembro de 2017 o Ministério Público entrou com uma ação pedindo que Maninho Cem Por Cento perca o cargo no legislativo por manter um comissionado de seu gabinete dando expediente no jornal do próprio vereador. Ele chegou a ser condenado em primeira instância por desvio na atuação de um assessor, mas um recurso da defesa de Maninho foi aceito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que anulou a condenação em fevereiro deste ano. O caso agora volta a ser julgado em primeira instância.