GERAL

Passagem gratuita para idosos: empresas são multadas por não fornecer!!!

 
rodoviaria_nova_sao_jose_dos_campos_pmsjc

No estado de São Paulo, 60 empresas foram autuadas por irregularidades

O Procon autuou 14 empresas de transporte na Rodoviária Nova de São José dos Campos. As irregularidades encontradas foram a falta de informação de preço à vista, ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta ou exemplar inacessível e não fornecimento de passagem gratuita para idosos.

A ação aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março na capítal e no interior paulista. Dos 164 estabelecimentos vistoriados em rodoviárias e aeroportos de diversas regiões do estado de São Paulo, 60 foram autuados – 14 deles em São José dos Campos. O resultado foi divulgado pelo Procon na última sexta-feira(8).

As empresas Pássaro Marron, Litorânea e Útil foram autuadas por não fornecer passagem gratuita a idosos, não informar preço à vista e não ter Código de Defesa do Consumidor acessível. A Kaissara, Viação Garcia, Sampaio, Expresso Guanabara e  Real Expresso foram autuadas por estarem sem informação do preço à vista e com Código de Defesa do Consumidor  inacessível.

A Viação Gontijo, Andorinha, Pluma, Expresso União, Viação Reunidas e Águia Branca foram autuadas porque não tinham informação do preço à vista.

A Viação Sampaio, uma das empresas autuadas, afirmou que as medidas corretivas já foram tomadas. “Antes nós deixávamos o Código de Defesa do Consumidor em cima do balcão e as pessoas estavam levando, mas depois da autuação colocamos no balcão novamente. O caderno de tarifas também está no balcão para a consulta dos preços”, afirmou Denilza Pena Sirne, encarregada de operações da Viação Sampaio em São José.