GERAL

TSE nega recurso e prefeito e vice de Lagoinha são afastados!!!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o recurso especial do prefeito de Lagoinha (SP), Claudio Henrique da Silva, o Zizo (MDB), e do vice, Francisco Diogo de Carvalho (PSD), e com isso manteve a decisão de agosto que cassava os mandatos dos políticos por abuso de poder econômico. A defesa deles entrou com um embargo nesta segunda-feira (17) para tentar evitar que eles tenham que deixar os cargos. Não há prazo para julgamento.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) informou que o despacho foi encaminhado à Justiça Eleitoral de São Luiz do Paraitinga, que abrange Lagoinha, para que a decisão seja cumprida imediatamente. Assim que forem notificados, Zizo e o vice devem deixar os cargos – isso porque o embargo não tem, inicialmente, efeito suspensivo contra a cassação.

O prefeito e o vice foram condenados em 2017 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por promoveram jantares abertos à população para divulgar a campanha, com farta distribuição de material de propaganda eleitoral.

 

O cargo de prefeito vai ser ocupado pelo presidente da Câmara de Lagoinha, João Evangelista Souza (PSDB). Caso o embargo não seja aceito, com efeito de suspensão da cassação, uma nova eleição deve ser convocada no município, segundo o TRE.