Transparência Caçapava: do 1º Lugar no País, para a 366ª posição em 2018!!!
Caçapava no buraco do ranking da Transparência
O Ministério Público Federal divulgou em 08 de junho de 2016, o ranking da transparência dos municípios e estados brasileiros, oportunidade que Caçapava ficou na primeira posição do Estado de São Paulo e também o único município da região que aparece entre os 50 primeiros colocados. A relação completa pode ser acessada no ranking da transparência .
Isto foi decorrente de uma administração de resultados, praticada pelo então Prefeito Henrique Rinco durante todo o seu governo que, no meio de uma crise de proporções gigantescas, conseguiu superar os limites de arrecadação, deixando todas as contas municipais quitadas e em dia, e ainda à disposição dos munícipes para críticas e análises mais aprofundadas.
O Prefeito Rinco, integrou-se, na ocasião, a uma classe de novos administradores municipais, preocupados com a participação de seus munícipes, que preferem controlar, rigorosamente, as finanças, com vistas ao equilíbrio financeiro e dentro da realidade de seu orçamento, independentemente da continuidade política atual!
Curiosamente, em menos de dois anos, o atual governo municipal do prefeito Fernando Diniz, jogou a honrosa classificação nacional de nossa cidade, para o 366º lugar, segundo o ranking publicado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União nesta quarta feira, demonstrando, cabalmente, a falta de interesse do atual prefeito, em repassar informações gerenciais corretas para o munícipe!
O taiadaweb já tinha se manifestado, em inúmeras ocasiões, sobre a falta de coerência do atual prefeito de Caçapava, sr. Fernando Diniz, ao escamotear e manipular dados e informações de interesse público, certamente com o sinistro objetivo de minimizar críticas, visto que já nos inícios de seu governo, já começaram a surgir críticas, num primeiro momento, relacionadas à falta de habilidade na escolha de profissionais competentes para os respectivos cargos de Secretariado e em seguida, pela falta de critérios e planejamento nas ações, oportunidade em que tentou, em várias ocasiões, atribuir responsabilidades indevidas ao prefeito anterior, do ex-prefeito Henrique Rinco.
Surge agora, um crítico de ilibada reputação, sem respaldo partidário, que produz o julgamento que instrue o ranking da transparência, com base nas informações técnicas, coletadas de forma independente da vontade dos governantes, que demonstra, cabalmente, no caso de Caçapava, a proximidade de um desastre, fazendo a cidade despencar da honrosa classificação de 1ª no Ranking da Transparência de 2016 (nota 10), para a 366ª posição, com uma nota ridícula de 6.51.
É lamentável! Mas o pior, mesmo, é que tal classificação demonstra que nossa cidade NÃO é mais transparente e TODAS as informações eventualmente divulgadas pela Prefeitura de Caçapava, NÃO são confiáveis e, portanto, passíveis de avaliações errôneas, tanto, principalmente, no ponto de vista financeiro, quanto em todos os demais!