CAÇAPAVA e região

Lançamento do livro “Campo Minado – Uma história de amor e guerra”!!!

A Segunda Guerra Mundial mobilizou milhões de pessoas nos cinco continentes. O embate entre os Aliados e as forças do Eixo, que avançava rapidamente sobre os inimigos nos territórios europeus, só chegaria ao fim em setembro de 1945, contabilizando milhões de mortos de ambos os lados.

Na campanha do norte da Itália, as tropas brasileiras tiveram marcante participação em meio à crueldade da guerra, apesar do pouco treinamento e da má estrutura oferecida. Mesmo assim, a volta foi comemorando a vitória sobre os alemães após meses de intenso combate. Mogi das Cruzes, como dezenas de cidades do Brasil, convocou seus filhos para o sacrifício do front,  que envolveu 25 mil homens e mulheres na Força Expedicionária Brasileira.

Muitos deles não puderam retornar para narrar seus sucessos e fracassos. Mas um deles voltou para Mogi das Cruzes e ajudou a resgatar a história desse capítulo da história brasileira. “Campo Minado – uma história de amor e guerra”, da escritora mogiana Amair Campos, narra as desventuras de Paulo Pereira de Carvalho, um rapaz simples e trabalhador vindo das Minas Gerais para ganhar a vida em terras paulistas.

A história de Paulo Pereira de Carvalho virou um romance, oportunidade em que o veterano exibe memória prodigiosa, ajudou a resgatar os detalhes da saborosa narrativa de amor e guerra. Trabalhando como mensageiro, aprendeu a superar as adversidades do campo de batalha desviando das ciladas do inimigo e vendo companheiros tombarem longe da pátria.

Antes de partir para a Europa, junto com o 1º Escalão da FEB em Junho de 1944, o pracinha se apaixonou por uma jovem de Taubaté, onde a tropa se preparava para embarcar rumo ao futuro incerto. Ao som de “Fascinação”, na voz de Carlos Galhardo, conheceu seu grande amor. Mas nem tudo foram rosas nessa trama de encontros e despedidas.

A história completa do pracinha da FEB Paulo Pereira de Carvalho, pode ser vista no livro “Campo Minado – Uma história de amor e guerra”, que será lançado no próximo dia 21 de Setembro de 2018, às 14 horas, na sede do Viva a Vida, onde funciona provisoriamente a Academia Caçapavense de Letras, na Av. Dr. Pereira de Mattos, 229 Centro – ao lado do Mercado Municipal.

Durante o evento, o Grupo de Serestas “Seresteiros de São Sebastião” apresentará canções de nosso cancioneiro popular, inclusive a “Canção do Expedicionário”, em homenagem ao pracinha da FEB Paulo Pereira de Carvalho, personagem real do romance. Ao final será oferecido coquetel aos presentes.

 

Amair Campos, professora aposentada, estreou na literatura em 2016, com o romance “Enredado de Cipó”, onde narra a saga de sua família desde o Brasil Império baseado em pesquisas bibliográficas e entrevistas, partindo agora, para o lançamento de seu segundo livro Campo Minado – Uma história de amor e guerra.