GERAL

Os 100 anos do Tiro de Guerra de São José dos Campos!!!

 

Após a leitura da ordem do dia, discursaram o Gen Ex Ramos e do 1º Sgt de Sales, oportunidade em que, em seguida, a tropa perfilada, cantou o Hino Nacional e a Canção do Exército.

A placa comemorativa do evento, foi descerrada, em seguida, pelas mãos do 1º Sgt de Sales e do Vice Prefeito de São José dos Campos, Dr. Ricardo Nakagawa.

O evento contou ainda com a participação do Ten FEB Ercílio Santini e Ten FEB Jarbas Dias Ferreira, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que deram exemplo de civismo, do alto de seus 96 anos de idade.

Em seguida a Banda Militar do 6° BIL amv, conduziu a tropa em desfile de homenagem às autoridades e à data comemorativa do evento, encerrando as comemorações, com coquetel.

Cooperação
O Tiro de Guerra 02-037 é mantido por meio de convênio entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura de São José dos Campos. Enquanto a instituição militar fornece fardamento, munição, material bélico e instrutores, o Município oferece as instalações e se responsabiliza pela manutenção do prédio.

O TG forma soldados reservistas que ficam quase um ano trabalhando voluntariamente depois de ser convocados para o alistamento. Ajudam em campanhas do agasalho, contra a dengue, auxiliam a Defesa Civil no combate a queimadas, visitam escolas e entidades fazendo palestras e também colaboram com atividades do Corpo de Bombeiros, entre outros serviços prestados.

História
O Tiro de Guerra de São José dos Campos foi criado pela Lei Municipal 75, de 6 de setembro de 1918, assinada pelo então prefeito, o coronel José Monteiro.

Inicialmente instalada na rua 7 de Setembro, no centro da cidade, a sede foi transferida em seguida para a rua Paraibuna. Funcionou no local até 1974, quando passou para o imóvel atual, na Vila Industrial (região leste).

O Tiro de Guerra joseense contribuiu para a formação de um contingente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), compondo um efetivo do 6º Regimento de Infantaria de Caçapava (hoje 6º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel). A tropa foi a primeira do país a embarcar para combater na 2º Guerra Mundial.

O TG 02-037 já formou 15.302 atiradores. Todos os anos, cerca de 100 jovens são treinados no serviço militar no município.