CAÇAPAVA e região

Pracinhas da FEB dão show de lucidez e memória!!!

Estivemos na quarta feira, 5, na cidade de Volta Redonda, RJ, eu e o JM Sodré, fazendo a entrega simbólica da boina militar para o Cabo FEB Francisco Conceição LEAL, pai da Isalete Leal, nossa amiga e companheira febiana. O Cabo FEB Leal seguiu para a 2ª Guerra Mundial, junto ao 1º Batalhão de Saúde de Valença, RJ, no terceiro escalão que partiu em 22 de Setembro de 1944, rumo à Itália.

Uma manhã agradabilíssima, visto que o Cb FEB Leal, do alto de seus 96 anos, é lúcido e muito bom de conversa, oportunidade em que nos contou alguns fragmentos de sua participação na Segunda Guerra Mundial.

Nos dias atuais, é bastante participativo nas formaturas militares da região, principalmente na Academia Militar das Agulhas Negras, onde já deixou inúmeros registros videográficos, que certamente garantem e certificam a memória da participação brasileira no maior conflito militar da história mundial.

Na quinta feira, 6 de Setembro, a mesma equipe visitou o Ten FEB Ercílio SANTINI, que seguiu para a Itália no 1º Escalão, também com o 1º Batalhão de Saúde de Valença, RJ, atualmente residente em São José dos Campos, ocasião em que tivemos mais um exemplo, de ex-combatente com idade de 96 anos, perfeitamente lúcido, com a memória ativa e capaz de rememorar fatos havidos há mais de 50 anos, com a clareza dos dias atuais.

Para se ter uma ideia, ao contar que vivera alguns anos em SP, lembrou que foi diretor da Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo, que tinha sede no bairro da Liberdade, citando membros da diretoria e fatos ocorridos durante seu mandato, o que foi confirmado pelo nosso editor chefe que também foi diretor da citada entidade. O Ten FEB Santini nos dá uma lição de otimismo, participando da grande maioria dos eventos militares atuais.

A estes militares de corpo e alma, exemplos de cidadãos e homens de bem, apresentamos a nossa melhor continência!

Enviamos nossos cumprimentos também, às filhas e apoiadoras e também entusiastas dos feitos da FEB – Força Expedicionária Brasileira, srtas. Isalete e Helenice.