Retrato do abandono: desastre político engole a Cidade Simpatia!!!
Para variar, nestes últimos dias, nossa querida cidade, foi denunciada pela mídia televisiva regional, com extensa (quase um segmento inteiro!), falando da situação de extremo abandono em que se encontram as áreas de saúde de Caçapava, por conta da falta de gerenciamento do prefeito Fernando Diniz, que perdeu, absolutamente o controle dos serviços públicos municipais, tentando administrar por demanda, ou seja, a cada reclamação que chega, ele vem com uma Nota Oficial ou então uma postagem de facebook, para falar que está tudo bem e que são seus opositores que estão maximizando o problema.
Entendemos que pode até ser mesmo, o caso dos opositores do prefeito, denunciando a péssima situação dos vários serviços municipais, principalmente a saúde.
Só que seus opositores são, a imprensa (não a chapa branca, que recebe uns trocados para não falar mal da administração), todos os 10 vereadores da Câmara de Caçapava e a própria população, aí inclusos, dezenas de funcionários públicos municipais concursados, cujas denúncias são feitas sem serem identificados, receosos de uma ação repressiva, por parte do prefeito, aliás, como é bastante comum.
A cidade de Caçapava, por conta do péssimo governo do prefeito Fernando Diniz, aliada à sua incrível capacidade de imprimir características impróprias à administração municipal, priorizando decisões domésticas, mais ligadas aos controles residenciais aos quais está acostumado a tomar decisões juntamente com sua mulher, sinaliza às demais cidades da RMVale, características risíveis que não autorizam a conservação do carinhoso apelido de décadas, de nossa querida “Cidade Simpatia”!
Numa tentativa de mudar a opinião pública, o prefeito Diniz conseguiu um empréstimo externo, na ordem de aproximadamente R$ 10 milhões de Reais, para utilização em recapeamento (não é asfaltamento, e sim reaproveitamento do já asfaltado!), esforçando-se em demonstrar que trata-se de obra de sua administração quando, na verdade, aproveitou-se de um antigo projeto da administração municipal anterior, para amealhar apoiadores. Claro que o empréstimo será cobrado do munícipe!
Também na oportunidade, praticou um dos maiores equívocos da história da administração pública municipal, ao autorizar o recapeamento dos dois trechos da Avenida Brasil e rotatória, com verbas parlamentares, já sabendo de antemão que, dentro de 4 a 6 meses, a Sabesp deverá quebrar toda a pavimentação no citado trecho, para as obras do coletor tronco! Ainda não é possível de se quantificar os prejuízos que sobrarão para o município!
Tem ainda a explicar à sociedade, a lambança ocorrida com a troca da empresa que prestava os serviços de gerenciamento dos PSFs de Caçapava, a OS Provida, que deixou de pagar salários, encargos, aluguéis, além de destruir a já combalida qualidade do sistema de saúde do município.
Encerrando, sem aviso prévio, o contrato com a OS Provida, o prefeito Fernando Diniz contratou, em sistema emergencial e sem consultar a idoneidade institucional, a empresa SBCD (Sociedade Beneficente Caminho de Damasco) que, por sua vez, veio a ser identificada como responsável por problemas legais nos sistemas de saúde de outras cidades, situação que tem que ser imediatamente explicada.
Como resultado: o sistema de saúde de Caçapava, já fragilizado, parou de vez, sem possibilidades de atendimentos aos munícipes, inclusive pela demissão de vários médicos dos PSFs.