Caçapava: Cidadania para quem???
Rotina das manhãs na Praça da Bandeira: ao fundo, mais um grupo de cinco moradores de rua. O local, já completamente abandonado pelas autoridades municipais (v. banco da Praça, em primeiro plano, que se encontra danificado, há vários meses!), foi transformado em banheiro público pelos citados!
A situação tem piorado a cada dia que passa, visto o aumento no número de moradores de rua que se deslocam pelas ruas da cidade, preferencialmente na Praça da Bandeira, onde já têm local cativo, em um dos bancos à frente da Caixa Econômica Federal, ou ainda, em outro banco, à frente dos Correios, local onde, inclusive, deixam seus pertences pessoais, enquanto percorrem as ruas, sem destino.
É preciso que as autoridades municipais, em conjunto, tenham um plano de ação para evitar este tipo de situação visto que, além de utilizarem locais públicos, como banheiro, principalmente a Praça da Bandeira, ainda importunam a população oferecendo-se para vigiar os veículos, onde encontram oportunidade para o ganho de algumas moedas, rápidamente gastas com as compra de “corotes”, que são aquelas pequenas e bojudas garrafas plásticas cheias de cachaça de qualidade ruim.
O que não se vê, por exemplo, é a ação direta da Secretaria de Cidadania e Serviço Social de Caçapava que, em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, poderia minimizar ou até mesmo evitar este tipo de situação, que tanto enfeia um dos principais locais públicos de Caçapava, na região central da cidade, criando constrangimentos aos munícipes.
Fala-se nas redes sociais, que a existência do Albergue Municipal, extrapolou os objetivos nobres para os quais foi criado, e transformou-se num local que garante pouso e café para “vagabundos profissionais”, que preferem viver sem destino, comendo da caridade dos bons munícipes, para perambular pelas ruas, constrangendo toda a população.
Local junto à porta dos Correios, local habitual de frequência, de vários moradores de rua