CAÇAPAVA e região

Projeto Banda Marcial beneficia mais de 400 estudantes!!!

 

Em 2017, a Secretaria de Educação resgatou o projeto Banda Marcial de Caçapava – BAMAC, que estava sem atividades desde 2009. Atualmente o projeto musical atende seis escolas municipais e o Centro Cultural “José Francisco Natali”, beneficiando mais de 400 crianças e jovens.

O projeto BAMAC em Caçapava tem como objetivo resgatar as tradições de bandas e fanfarras no município, através da implantação e disseminação da educação musical nas escolas. Os participantes aprendem musicalização (teoria e prática) com instrumentos de sopro, percussão, teclados e cordas. Há também um grupo de corpo coreográfico com balizas e linha de frente. As aulas são ministradas no contraturno escolar pelo educador musical e maestro Lucas Naressi. “O objetivo é educar através da música, levando o ensino musical a centenas de jovens que nunca tiveram oportunidade de tocar um instrumento”, disse o educador musical.

As atividades oportunizam o desenvolvimento artístico-musical, despertando a sensibilidade, a percepção e a imaginação nos alunos, que desenvolvem aspectos cognitivos, emocionais e sociais, elementos imprescindíveis para o crescimento do ser humano na formação da personalidade. As  atividades também favorecem, simultaneamente, dimensões individuais e sociais, já que as aulas estimulam o trabalho em grupo.

Desde o retorno da BAMAC o município de Caçapava voltou a ser representado em eventos cívicos e militares, apresentações, concertos e desfiles dentro e fora da cidade, fortalecendo a cultura local, além de oferecer aos participantes uma oportunidade de enriquecer sua cultura e trilhar os caminhos da música instrumental, para que, futuramente, possam tornar-se músicos de nível avançado.

Neste ano, através do projeto BAMAC, também foram lançados o projeto “Banda na Praça” e a oficina de “Repertório Experimental”. Uma vez por mês os alunos das escolas atendidas pela educação musical são levados até a Praça da Bandeira para se apresentar, a fim de adquirir experiência e contato com o público. Já a oficina com aulas de sopro e percussão é oferecida gratuitamente para pessoas de todas as idades no Centro Cultural “José Francisco Natali”.