Shimane: Projeto em parceria com o Japão é ampliado!!!
O projeto que promove a Educação Ambiental no Município de Caçapava iniciou sua primeira fase em 2014, durante o governo do ex-prefeito Henrique Rinco, com a denominação “Projeto Shimane”, sendo implantado no Ensino Fundamental I para os alunos dos quartos e quintos anos em duas escolas piloto. A segunda fase, intitulada “Projeto Clareira na Mata”, iniciou-se em agosto de 2017 com a renovação do Contrato de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Caçapava e o Shimane International Center – SIC, desta vez, sendo implantado em todas as escolas da rede municipal para os alunos do primeiro ao quinto ano.
Ao todo, mais de 5 mil estudantes foram beneficiados com a ampliação do projeto. “O Projeto Clareia na Mata é importante porque através de uma metodologia própria, fornece ferramentas que auxiliam na conscientização e preservação do meio ambiente. Com a ampliação o projeto atingirá um número maior de pessoas, assim os alunos serão os multiplicadores em seus lares e comunidade escolar para que haja mudança de comportamento em prol do Meio Ambiente”, ressaltou a coordenadora geral, Silene Vianna Werneck.
O “Projeto Clareia na Mata” tem como objetivo promover iniciativas de proteção e preservação ambiental junto aos alunos e aos cidadãos do município de Caçapava, sensibilizando as pessoas e conscientizando-as sobre a importância de adotarem ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. “A partir de uma reunião com os especialistas de Shimane, fomos orientados a realizar uma enquete com os professores da rede para que um novo nome fosse dado para ao projeto. Com a troca do nome para “Clareira na Mata” o projeto passou a ter mais a cara da cidade”, explicou a professora, Liliph Procópio.
Para atingir o objetivo, a equipe do projeto conta com um Comitê de Promoção, cujos membros são responsáveis por divulgar as ações realizadas, conta também com um Comitê de Elaboração de Currículo que é responsável por desenvolver os Planos de Aula. Esses planos, que são utilizados pelos professores para direcionar os estudos, contêm atividades que proporcionam o contato dos alunos com a natureza, o que permite com que estabeleçam vínculos afetivos com ela, despertando assim, a vontade de cuidar e de preservar o Meio Ambiente. “Além das atividades em sala de aula, as crianças saem para aulas de campo com visitas ao Parque da Moçota (Caçapava), Casa Do Frei Vitório (Jambeiro), Mundo Exótico Pet Store (Taubaté) e Aquário de Aparecida (Aparecida)”, explicou Liliph.