Museu Asas de um Sonho será transferido para São José dos Campos!!!
No final de semana dos Dias das Mães, uma nova informação surgiu sobre o novo local do Museu Asas de um Sonho (Museu da TAM), que estava localizado em São Carlos. A nova localidade do museu será junto ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos, interior de São Paulo.
De acordo com postagem em primeira mão pelo blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, o anúncio foi feito no dia 12 de maio de 2018 pelos idealizadores do novo projeto: João Francisco Amaro, presidente do museu, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, e o coronel Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, e o Engenheiro Willian Rady. O encontro dos idealizadores ocorreu no MAB, que fica localizado próximo da Embraer.
Para simbolicamente marcar a reunião, os três idealizadores assinaram uma ata escrita a mão, confirmando o início do projeto.
Um projeto da prefeitura de São Paulo prevê a criação de um espaço para o museu no Aeroporto de Campo de Marte, mas o projeto não andou, embora o plano de abrigar um museu aeronáutico ainda permaneça.
O museu está fechado desde o dia 2 de fevereiro de 2016. Até esta data, estava localizado em São Carlos, junto a base de manutenção da TAM. O fechamento do museu ocorreu devido ao baixo número de visitantes e também pelo fato da companhia aérea TAM deixar de investir no museu após a venda para companhia chilena LAN Chile.
Na época, um comunicado assinado pelo presidente do Museu, João Amaro, dizia: “O nosso sonho foi interrompido, mas não acabou! Trata-se de uma pausa para elaboração de um projeto mais amplo, de modernização, adaptação a novas tecnologias, abertura a parcerias e o ressurgimento em um novo local”
Agora o museu finalmente foi decidido que o museu será reaberto em uma cidade que representa muito para aviação brasileira, local onde está localizada a sede da Embraer, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde está situado o MAB; e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A cidade de São José dos Campos é batizada de Capital do Avião.
O museu da TAM reúne cerca de 90 aeronaves de pequeno, médio e grande porte, sendo a maior aeronave um quadrimotor Constellation nas cores da extinta Panair do Brasil. Aeronaves militares únicas e em condições de voo ainda estão preservadas em São Carlos, e em breve serão transferidas para São José dos Campos.
Instalado numa área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, o Memorial Aeroespacial Brasileiro abriga, além do salão de exposição, auditório com capacidade para 120 pessoas. Também estão disponíveis no local estacionamento e uma área para alimentação.