GERAL

PortalR3: cobertura especial do Dia da Vitória no 2º BE CMB!!!

O 2º Batalhão de Engenharia e Combate, Guarnição Militar Federal em Pindamonhangaba celebrou o Dia da Vitória, que representa o triunfo dos aliados contra os chamados países Eixo, liderados por Alemanha, Itália e Japão na 2ª Guerra Mundial. A data é comemorada no dia 8 de maio, mas foi antecipada e celebrada nesta segunda-feira, 7 de maio, dia da rendição das tropas inimigas.

Sentado, o Ten FEB Sebastião observa a tropa durante formatura do Dia da Vitória” na Guarnição Militar Federal em Pindamonhangaba, onde ele foi homenageado. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Em 8 de maio de 1945, terminava um dos piores conflitos da história mundial e os pracinhas, como eram conhecidos os soldados da Força Expedicionária Brasileira, também foram protagonistas no teatro de operações europeu, contribuindo de forma exemplar para a rendição incondicional do inimigo.

“Dia da Vitória” na Guarnição Militar Federal em Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

A formatura realizada em frente ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate, contou com a presença ilustre do tenente FEB Benedito Sebastião do Amaral, hoje com 95 anos de idade. O febiano, que nasceu e tem sua história militar ligada à cidade de Caçapava, mora há anos em Pindamonhangaba e foi homenageado com a medalha da Vitória.

Coronel Brion entrega o diploma e a medalha da Vitória ao tenente da FEB. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Ao contar um pouco da sua história, o tenente lembrou da emoção e da alegria de quando a tropa brasileira recebeu a notícia que a guerra havia terminado e que todos voltariam para casa.

A formatura também marcou a reinauguração do monumento aos Heróis da Força Expedicionária Brasileira, que recebeu uma placa com o poema da escritora e membra da Academia Pindamonhangabense de Letras, Rhosana Dalle.

Reinauguração do monumento em homenagem a Força Expedicionária Brasileira. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O monumento aos heróis da FEB foi idealizado por Maidel Maurício Branco e seu projeto de construção foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Manoel Marcel Vieira. Ele conta ainda com escultura e modelagem de Irineu Migliorinni. Na sua parte frontal, é possível ver uma lista com os pindamonhangabenses que fizeram parte da tropa brasileira na 2ª Guerra Mundial.

(Cobertura especial do portalr3)