Marechal Mascarenhas de Moraes homenageado na Itália!!!
Porretta Terme (Itália) – “A exemplo de tantos outros italianos, eu não estaria aqui vivo, contando histórias tristes sobre a Segunda Guerra Mundial, se não fossem os bravos e gentis rapazes do Exército Brasileiro, pois meu pai foi salvo da carnificina nazista com a chegada da Força Expedicionária Brasileira”. As palavras são de Valério Passini, 58 anos, habitante de Porretta Terme, localidade italiana onde funcionou o Posto de Comando da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante parte do conflito. No dia 22 de abril, nessa fração do município de Alto Reno Terme, foi inaugurado um busto do Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, Comandante da tropa brasileira na Itália entre 1944 e 1945.
A cerimônia ocorreu na Praça da Liberdade, com a presença de autoridades brasileiras, como o Ministro da Defesa, General de Exército Joaquim da Silva e Luna; o Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz; o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen; o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos, representando o Comandante do Exército Brasileiro; e o Embaixador do Brasil na Itália, Antonio de Aguiar Patriota.
Além disso, estive presente, ainda, o Prefeito de Alto Reno Terme, Giuseppe Nanni, que ressaltou o sentimento de amizade e profunda gratidão dos italianos ao sacrifício dos militares brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. “A inauguração desse busto é um sinal de deferência à FEB e ao seu comandante. Todos os cidadãos daqui são gratos aos brasileiros, que nos defenderam contra o horror nazifascista. Vocês não só nos libertaram, vocês nos ajudaram a sobreviver”.
Durante o mesmo dia, a comitiva brasileira visitou Iola, distrito de Montese, que possui um museu com vasto material sobre a Segunda Guerra Mundial. O local reserva espaço exclusivo à FEB, com artefatos militares usados pelos Pracinhas.