Construção do SESI Caçapava troca seis por meia dúzia!!!
A assinatura das escrituras de doações de áreas municípais destinadas à construção de escolas do Sesi e do Senai aconteceram em março de 2014, autorizadas por leis complementares de autoria então prefeito Henrique Rinco, aprovados pela Câmara de vereadores.
No total foram doados 45 mil metros quadrados em área do Jardim Maria Elmira, próxima à rodovia Presidente Dutra, para a construção das duas escolas funcionando de forma totalmente integrada, com investimento total na ordem de R$ 73 milhões. A previsão para que as escolas ficassem prontas, foi estimada para o início das aulas de 2016.
Entretanto, eis que só agora, neste mês de março de 2018, é que começaram as obras de terraplenagem no local onde deverá ser construída apenas a escola do Sesi, o que muito pouco representaria de investimentos sociais visto que, quando pronta, a nova escola receberia funcionários, alunos e professores das duas escolas SESI atualmente existentes na cidade, uma simples troca de local. Claro que um local com mais conforto e instalações mais apropriadas para a designação que se propõe mas que não presupõe a contratação de mais funcionários ou professores.
Quanto à construção da escola SENAI, com área de 25 mil metros quadrados e cerca de 7 mil metros quadrados de área construída, com modernas oficinas e laboratórios com tecnologia de ponta, ainda não foi informado quando serão iniciadas as obras.
Aos administradores municipais, bem como à Câmara de Vereadores, cabem a fiscalização da construção das escolas, para evitar o uso político e a exploração irregular das áreas doadas, visto que a doação das áreas estaria condicionada ao prazo de dois anos para início das construções.