Caçapava também tem o seu “cavalo paraguaio”!!!
Os institutos de pesquisas continuam fingindo que o ex-presidente Lula será candidato a presidente em outubro, como a da MDA, divulgada terça (6), colocando-o na lista exibida aos entrevistados. Condenado já duas vezes por colegiados (TRF-4 e STJ), ele está inelegível, segundo a Lei da Ficha Limpa.
Em vez de imaginar cenários improváveis, as pesquisas fariam melhor identificando pré-candidatos nos quais o eleitor de Lula tende a votar. Quando incluem Lula nas pesquisas estimuladas, em que uma lista de nomes é mostrada, os institutos estão enganando os entrevistados.
Foi exatamente o que aconteceu nas eleições de Caçapava, em 2016, oportunidade em que o candidato Carlos Vilela encontrava-se inelegível, mas continuava a aparecer nas pesquisas e no próprio site do TRE, criando uma ilusão ao eleitorado, que acabou gerando números absolutamente fora da realidade, dos votos nulos, 19.042 (34,73%), os quais, em conjunto com os votos em branco, 3.315 (6,05%), desperdiçaram mais de 40% do eleitorado, fracionando as demais votações e favorecendo o prefeito sr. Fernando Diniz, atual “cavalo paraguaio” da política taiada, que acabou eleito com 13.411 votos (41,29% do total), votação bastante inferior ao número de votos brancos e nulos, 21.357.
Uma situação risível que deveria ser convertida em uma nova eleição, sem a participação do candidato inelegível, à qual certamente, viria proporcionar uma nova realidade eleitoral, com melhores chances de acerto em relação às necessidades do povo caçapavense.