CAÇAPAVA e região

Caçapava: munícipes não conseguem fazer exame de mamografia!!!

Moradoras de Caçapava (SP) reclamam da demora para realizar o exame de mamografia. Elas relatam que a oferta do serviço era maior até dezembro, quando o atendimento deixou de ser prestado na cidade.

Ao todo, 1,8 mil mulheres aguardam na fila para fazer a mamografia, que, até dezembro, acontecia no Centro de Saúde da cidade e no Ambulatório Médico de Especialidades, em São José dos Campos. No fim de 2017, a prefeitura rompeu o contrato com a empresa prestadora do serviço e a atividade deixou de ser realizada em Caçapava.

Com a morte da mãe há um ano e meio, por câncer de mama, a preocupação faz parte da rotina de Samantha Santos. Embora esteja com 40 anos, abaixo da faixa de idade prioritária para a marcação de exames, o histórico familiar chama atenção.

“Todas as mulheres da nossa família já têm essa preocupação, por ela ter tido, então a gente sabe que essas mudanças hormonais no corpo da gente requerem mais cuidados”, disse a dona de casa, que aguarda há cinco meses para fazer a mamografia.

A demora também dificulta quem já está acostumada com a rotina de exames, como é o caso da aposentada Solange Fátima Santos, de 53 anos, e que há três anos realiza os procedimentos.

“Se você não tem condições de pagar um exame de mamografia, que não é barato, você tem que ficar esperando. Aí demora muito, de repente vem com um problema, até começar a fazer o tratamento, tempo que você perde, ou o médico fala que passou a validade do exame, aí você fica nessa, esperando”, desabafou.

Em nota, a Prefeitura de Caçapava confirmou que irá retomar os agendamentos dos exames de mamografia nesta quarta-feira (21). Ao longo do mês, segundo a prefeitura, 400 exames de mamografia serão marcados.

Link Vanguarda