Dirigível da Airship destruído pelas chuvas desta quinta, no Rio!!!
O primeiro dirigível construído no Brasil, o modelo ADB-3-X01, ficou destruído após ser arrastado de seu ponto de ancoragem na base aérea de Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), como consequência da forte tempestade que atingiu a região. O incidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (15). Não há registro de feridos.
Ainda não há informações sobre os danos no dirigível, mas imagens postadas nas redes sociais mostram o veículo bastante danificado, com graves danos na gôndola (o posto de comando do dirigível) e o envelope (a parte inflável do dirigível) totalmente esvaziado.
O dirigível foi arrastado do Campo dos Afonsos até parar nos trilhos da Supervia, na altura da Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro, provocando a interdição do trecho ferroviário no ramal de Santa Cruz.
Segundo o fabricante no interior de São Paulo, o ADB-3 é projetado para ser aplicado em diversas funções, como treinamento de pilotos de dirigíveis, transporte de passageiros e pequenas cargas, voos de reconhecimento, propagandas, entre outros. O aparelho também pode ser equipado com variados equipamentos, como câmeras de vídeo, radares e holofotes.
A aeronave mede 49 metros de comprimento por 17 m de altura, com capacidade de carga em torno de uma tonelada, e espaço para um piloto e até 5 outros ocupantes. Ainda de acordo com a Airship, o motor rende 300 HP e o dirigível pode alcançar a velocidade máxima de 85 km/h.
Em relação ao sobrevoo do dirigível ADB-3-X01, sobre nossa cidade, que estava programado para ontem, quinta feira, 15, recebemos um comunicado da empresa, que segue abaixo:
A AIRSHIP DO BRASIL – ADB informa que, em virtude da severa tempestade ocorrida na madrugada do dia 15 de fevereiro, que ocasionou vários danos na Cidade do Rio de Janeiro, principalmente na região do Campo dos Afonsos, local onde se encontrava o Dirigível ADB-3-X01 que foi arrancado do mastro pela força dos fortes ventos que chegaram à 130 km/h. O equipamento possui sistemas de segurança que foram acionados imediatamente. Foram constatados apenas danos materiais.
A Airship do Brasil lamenta os estragos que o Rio de Janeiro sofreu e informa que em breve voltará aos céus da Cidade Maravilhosa.