3º BAEP: tropa de elite no combate ao crime no Vale do Paraíba!!!
A rápida apuração da ocorrência relacionada à explosão de dois caixas eletrônicos em Piquete, na madrugada da última quinta feira, 26, acabou despertando a atenção e a curiosidade de vários de nossos leitores, em relação ao BAEP, o que é, o que faz, enfim, uma apresentação mais detalhada sobre a entidade.
Assim, informamos a quem não sabe, que o 3º BAEP – Batalhão de Ações Especiais de Polícia, é uma unidade de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e foi implantada em 2014 em São José dos Campos, para atuação nas 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O 3º BAEP de São José dos Campos, utiliza o padrão de policiamento da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) de São Paulo, unidade de elite da PMESP que há anos, virou o terror da bandidagem, por sua ação milimétrica e eficaz no combate ao crime.
Particularmente em Caçapava, o 3º BAEP tem feito várias operações de combate a roubos, furtos e, principalmente tráfico de drogas, atendendo à denuncias de munícipes ou apoiando os policiais da 3ª Cia de Polícia Militar de Caçapava, contando, para isto, com efetivo de aproximadamente 200 homens, preparados e treinados para o cumprimento deste tipo de missão.
Para alcançar resultados expressivos como os da ROTA, o 3º BAEP é uma unidade fortemente equipada com armamentos especiais (fuzis e metralhadoras), viaturas grandes e novíssimas, além de treinamento especial, o que acaba potencializando seu poder de combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas, aos latrocidas (roubo seguido de morte) e quadrilhas de roubo de carros e cargas.