CAÇAPAVA e região

JICS 2017: uma lacuna na história do esporte amador de Caçapava!!!

Futebol 043Os JICS (Jogos de Inverno da Cidade Simpatia) foram criados em 1972 por alunos dos cursos superiores do Ginásio Estadual, com o principal objetivo de ocupar o tempo de férias escolares dos estudantes, promovendo o esporte local, como meio de integração social e oportunidades de destaques individuais e coletivos, favorecedores dos bons costumes, tão necessários ao equilíbrio pessoal, motivador do desenvolvimento de juventude sadia e voltada aos bons preceitos.

No início, eram feitas reuniões e definidas rifas e buscas por patrocínios dos comerciantes locais, que sempre ajudavam.

Dentro destas características, inicialmente os fundadores dos JICS acabaram criando um campeonato, com início e fim nos meses de julho (final das férias escolares!), que contavam com a participação de três ou quatro clubes (Bolinha, Intocáveis, Brucutus e posteriormente os Galiléias e muitos outros) que disputavam as seguintes modalidades: basquete, vôlei, atletismo, futebol, natação, tênis de mesa, xadrez, malha e bocha.

No início, os jogos de quadras eram disputados na Associação Atlética Caçapapavense e depois no Clube Jequitibá e no Ginásio Estadual (Praça da Bandeira), com as partidas de futebol acontecendo no campo da AAC.

A cancha do Jardim São José era palco para as disputas de bocha. Já os jogos de malha  aconteciam na raia do Piratininga. Na avenida Doutor Antônio Pereira Bueno aconteciam as disputas do atletismo. Os jogos de xadrez, na Praça da Bandeira.

Posteriormente, os JICS passaram a ser organizados pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Caçapava, com vistas a melhor integração, visto o considerável aumento da participação de outros clubes.

À partir daí, vinham sendo organizados sistematicamente, todos os anos, oportunidade em que grande plateia comparecia aos jogos, vivenciando grandes momentos do esporte amador da cidade, que geraram fatos memoráveis que até hoje preenchem nossas lembranças.

Este ano de 2017, por força, certamente, da incapacidade política que cerca o universo caçapavense, vem o alienígena joseense, pau mandado do jogo político atual, especialista em geração de tensões entre os que estão no seu meio e, do alto do seu vasto conhecimento cultural único, simplesmente desconsidera o maior dos eventos esportistas amadores da história caçapavense, cancelando-o e deixando várias equipes escolares da cidade, sem a oportunidade de expor e registrar seus feitos na história taiada!

Esta é a nossa grande e inflexível queixa, em relação às responsabilidades de setores de tamanha importância para o universo cultural e esportivo da cidade, que ali têm alocado gente estranha, de outras bandas,  sem capacidade para enxergar os valores expressos na história local, desprezando-os unicamente para cumprir o rapapé próprio daqueles que trocam de passo conforme a música, a bem do interesse próprio!

Lamentável!