CAÇAPAVA e região

Corpus Christi 2017 em Caçapava !!!

cartaz corpusCorpus Christi, Corpo de Cristo, é uma festa comemorativa criada e ordenada pelo papa no Século 13. Não diz respeito a um fato mas a uma tradição criada para comemorar e reforçar a veneração pela Eucaristia, um dos sete sacramentos, o da representação na Santa Ceia do corpo de Cristo pelo pão, e o vinho seu sangue.

Foi inserida no Código do Direito Canônico para testemunhar em público a Santíssima Eucaristia, decretada pelo papa Urbano 4 em 1269, com publicação da bula Transiturus, que a tornou oficial e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

Seu ofício foi composto por São Tomás de Aquino que, na tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios. É um importante ato eucarístico, que mereceu especial atenção no Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia.

Na origem da festa de Corpus Christi, estão presentes dados de diversas significações. Na Idade Média, o costume que invadiu a liturgia católica de celebrar a missa com as costas voltadas para o povo, já como seria séculos depois a partir de 1570 na liturgia do Rito Romano da missa Tridentina, foi criando certo mistério em torno da Ceia Eucarística. Todos queriam saber o que acontecia no altar, entre o padre e a hóstia.

Para evitar interpretações de ordem mágica e sobrenatural da liturgia, a Igreja foi introduzindo o costume de elevar as partículas consagradas para que os fiéis pudessem olhá-la. Este gesto foi testemunhado pela primeira vez em Paris, no ano de 1200.

Mas Corpus Christi vinha celebrado desde 1192 por inicitiva da freira belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia.

A festa é comemorada com missa de presença obrigatória para os fiéis e procissões com percurso enfeitado na primeira quinta-feira depois de Pentecostes (cinquenta dias da Páscoa). Fica, no calendário gregoriano, entre os dias 21 de maio e 24 de junho. Neste ano de 2017, será comemorado no dia 15 de junho, Quinta Feira.

Para os judeus, Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

A festa é conhecida pelo espetáculo de arte e religiosidade, a beleza dos tapetes, confeccionados por fiéis da igreja católica e voluntários, encanta milhares de visitantes e turistas desde o amanhecer até o horário em que é realizada a procissão.

A tradição de enfeitar as ruas em Caçapava começou no início dos anos 60, desde então o sucesso foi tão grande que as cidades vizinhas começaram a confeccionar os mesmos tapetes, seguindo a tradição religiosa de Caçapava, feitos de serragem, areia tingida, pó de café reusado e materiais reciclados é mantida viva na cidade.

A procissão que sairá do Santuário de Santo Antonio, na Vera Cruz, na quinta-feira, 15, às 17h, seguindo pelas ruas enfeitadas até o Campo do Padre, Vila Pantaleão, onde haverá a missa.