img_6407

O avanço tecnológico e de estudos médicos permitem a realização de exames específicos sem jejum

Recentemente, as sociedades brasileiras de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, de Cardiologia e de Análises Clínicas, chegaram a um consenso e decidiram flexibilizar a obrigatoriedade do jejum de 12 horas para os exames de colesterol e triglicérides.

De acordo com o gestor médico do Sabin para o interior de São Paulo Alex Galoro, o laboratório já não  exige mais o jejum para os exames de colesterol e de triglicérides desde o início do ano. Essa recomendação é reflexo do avanço tecnológico e dos estudos sobre a influência do jejum na dosagem destes exames e traz vantagens para o paciente. “A opção do paciente não ser obrigado a fazer um jejum de 12 horas vai beneficiar a todos, principalmente os diabéticos, crianças, gestantes e idosos”, afirma.

Esse intervalo grande sem ingestão de alimentos e líquidos (com exceção da água para os exames laboratoriais) foi estabelecido porque seria o tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar tudo o que havia consumido. Atualmente, a maioria dos exames laboratoriais não necessita de jejum  mas quando necessário, o jejum será informado pelo laboratório, ou deve vir indicado pelo médico que solicitou o exame.