20170103_baldaquino_thiagoleon_basílica

Inauguração do novo baldaquino do Santuário ocorreu juntamente com o lançamento da campanha 

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nesta quarta (1º) em todo país a Campanha da Fraternidade 2017 com o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’.

A proposta da campanha é a urgência do ‘despertar de cada pesso para uma consciência’, ampliando e motivando uma tomada de conscientização sobre as ações direcionadas ao meio ambiental de forma pessoal e comunitária. Também propõe uma reflexão sobre os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

“O grande desafio da Campanha da Fraternidade 2017, como em todos os anos, é a formação da consciência de modo que as pessoas contemplem o meio ambiente de uma forma mais cristã”, enfatiza o assessor da campanha na sub-região pastoral de Aparecida, padre Leandro Alves de Souza.

O sacerdote cita o livro de Génesis que fala da criação do mundo, dando o exemplo do limite colocado por Deus ao proibir o homem de  comer o fruto da árvore, explicando que “o ser humano não é capaz de perceber se as suas ações são boas ou ruins, precisando de fato da luz de Deus”.

Na prática, a igreja vê a necessidade de cada pessoa refletir sobre a importância do pensamento coletivo, e as ações conscientes geradas a partir disso. Padre Leandro cita como exemplo a crise hídrica enfrentada no estado de São Paulo de 2014 a 2016. Segundo ele, ficou claro que muitas pessoas só tomavam consciência do problema quando abriram a torneira e não viam a água.

“A gente continuou vendo o desperdício, atitudes totalmente irresponsáveis. Então na verdade o grande desafio nosso é despertar essa consciência coletiva”, disse.

Para incentivar a formação desta ‘consciência’ ecológica e em ações que favoreçam o meio ambiente, a CNBB preparou uma série de atividades como via-sacra, círculo bíblico, temas para reflexões em família e celebração penitencial.

O texto base da Campanha da Fraternidade 2017 traz alguns gestos concretos que podem motivar a política pública a criar ações que promovam um meio ambiente sustentável. Alguns exemplos são o incentivo a projetos de lei que proíbam o uso de agrotóxicos; a cobrança da população e autoridades sobre os malefícios que as queimadas e a poluição urbana provocam; e a participação em conselhos paritários, como o do Meio Ambiente.

Juntamente com o lançamento da Campanha da Fraternidade, a missa das 9h desta quarta (1º) realizada no Santuário Nacional de Aparecida inaugurou a obra de revestimento do baldaquino da Basílica. A obra teve início em 2012 e envolveu as quatro paredes do baldaquino.

As colunas que sustentam a cúpula central receberam uma temática artística que entra em sintonia com o conteúdo de reflexão proposto pela campanha. Com traços do artista sacro Claudio Pastro, esta diversidade ambiental é expressa nas quatro grandes colunas do baldaquino, que trazem representações animais e vegetais de grandes ecossistemas do país, os biomas.