Em Caçapava: Cultura Racional – Universo em desencanto!!!
Nesta manhã de domingo, pequeno grupo vestido de branco, espalhou-se pela região central de Caçapava, com a finalidade de divulgar a Cultura Racional, que é uma seita brasileira derivada da Umbanda fundada em meados da década de 1930 pelo médium carioca Manoel Jacintho Coelho, então presidente de um centro umbandístico denominado Tenda Espírita Francisco de Assis. Coelho também esceveu uma série de mil livros denominada Universo em Desencanto, uma enciclopédia extensiva das ciências terrenas e espirituais. A obra é de importância essencial na Cultura Racional.
Após a publicação dos primeiros exemplares da série Universo em Desencanto, em meados da década de 1930, o movimento religioso persistiu nas décadas posteriores, tendo mudado sua sede, do Méier para Jacarepaguá, depois para Belford-Roxo onde foi erguido o Palácio da Cultura Racional
Na década de 1970, a Cultura Racional mudou-se para a atual sede, em Nova Iguaçu, onde se encontra até hoje.
Nesse período, o movimento religioso começou a ser frequentado por alguns artistas, dentre os quais estava o músico Tim Maia, que deu grande visibilidade à seita, fazendo-a viver o seu auge.
Enquanto esteve na Cultura Racional, o cantor gravou dois álbuns que anos mais tarde se tornariam um grande sucesso de crítica chamados Tim Maia Racional, Vol. 1 e Tim Maia Racional, Vol. 2. Em 2011, a Editora Abril lançou um terceiro álbum inédito gravado pelo cantor em 1976.
O fundador da seita, Manoel Jacintho Coelho, morreu em 1991, e desde então a Cultura Racional é dirigida por uma de suas filhas.