Cel Lira é o novo comandante do 4º BE Cmd em Itajubá, MG!!!
Nesta manhã de terça feira, 7, aconteceu em Itajubá, MG, cerimônia de troca de comando do 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmd) – Pontoneiros da Mantiqueira, ocasião em que o Cel Odair Pereira Manuel Junior, entregou o comando da unidade ao Cel Luiz Eduardo de Siqueira Lira, originário do comando interino da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel – Brigada Fornovo di Taro, de Caçapava,SP.
Cel Lira, dispensa apresentações visto que, pelo pouco tempo que passou em Caçapava, criou uma legião de amigos em torno de sua simpatia pessoal , amplificados pela extrema facilidade de expor suas idéias, pelo discurso inteligente e pelo respeito que dedicou e dedica aos companheiros de farda, principalmente os subordinados.
Além disto, Cel. Lira tinha o sonho de um dia voltar à Itajubá,MG, onde serviu anos atrás, no posto de Capitão, encontrando agora, como comandante do 4º BE Cmd a realização de sua carreira militar repleta de episódios vitoriosos que, agora, será complementada na unidade que sempre quis comandar.
Presentes às cerimônias o Gen Div Walmir Almada Schneider Filho Cmt da 4ª RM de Belo Horizonte, MG, Gen Bda Mário Fernandes Cmt da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel de Caçapava,SP, do TCel Milton Campos Ferreira Junior, Cmt do 6º BIL amv e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas.
De Caçapava, partiu um grupo de oficiais da ativa, da reserva e da FEB, com o objetivo de prestigiar a posse do novo comandante.
Após a cerimônia de inauguração do retrato, iniciou-se a formatura militar, ocasião em que, na presença do Gen Div Sheider, o Cel. Odair entregou ao Cel. Lira, o comando do 4º BE Cmd, que passou em revista as tropas perfiladas em sua homenagem.
Em seguida aconteceu o desfile de apresentação das tropas, viaturas e máquinas do 4º BE Cmd, finalizando as cerimônias militares. Em seguida, foi servido coquetel aos convidados e demais participantes.
No dia 25 de Janeiro, o 4º BE Cmb foi homenageado pelos seus 106 anos de criação, que ocorreu na cidade de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Lá, ficou pouco tempo, sendo transferido para a cidade de General Câmara. Em outubro de 1922, a pedra fundamental da unidade de Itajubá foi lançada, e a decisão de construir o Batalhão na cidade foi do presidente Wenceslau Braz, que pretendia construir uma rodovia que ligasse Itajubá à Piquete,SP.