CAÇAPAVA e região

Caçapava: 10º lugar em concentração de raios no estado!!!

raios-5Com a chegada do verão, a incidência de raios em nossa região, passa por transformações que requerem estudos técnicos personalizados, visando entendê-los e melhor instruir a população, para se proteger, evitando tragédias que ocorrem a toda hora.

Com esta missão, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) inaugurou a Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) no Rio Grande do Sul. Os novos sensores que compõe a expansão da rede BrasilDAT na região Sul do Brasil já estão em operação e colocam o estado entre as regiões do mundo preparadas para acompanhar as mudanças climáticas.

Partindo daí, criou-se um ranking nacional das cidades brasileiras com a maior concentração de raios, estudo este apresentado por estado e, vejam a surpresa que nos foi reservada: Caçapava é a 10ª cidade do estado de São Paulo em volume de raios concentrados.

Ranking de municípios mais atingidos

Aqui são apresentadas as dez cidades brasileiras com maior concentração de raios do país e também os dez municípios que apresentam as maiores densidades de raio em cada um dos estados do Brasil. Essas informações são baseadas nos dados do sensor orbital LIS (Lightning Imaging Sensor). O sensor LIS está a bordo da plataforma Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM), que é uma missão conjunta entre as agências espaciais NASA (americana) e JAXA (japonesa). Os dados se referem a uma média de 15 anos e levam em conta uma série de correções, que foram realizadas pelos pesquisadores do INPE.

raios

ELAT ressalta importância de medidas de proteção com a chegada do verão

Segundo dados preliminares, neste ano, 45 pessoas morreram vítimas de raios no país até o momento. Sete mortes ocorreram recentemente durante a primavera, entre os meses de outubro e novembro, nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Em média, 111 mortes por raios ocorrem no Brasil a cada ano e o verão, que começa no dia 21 de dezembro, é a época de maior incidência do fenômeno. Como consequência, é neste período em quem mais mortes são registradas e por isso, é fundamental redobrar os cuidados e atentar-se às dicas de proteção.

Os cinco mandamentos do que não fazer durante uma tempestade:

– Praticar atividades de agropecuária ao ar livre, circunstância que mais mata pessoas no Brasil

– Ficar próximo a carros, tratores, andando em motos, bicicletas e ao lado de transportes em geral

– Ficar em campo aberto, como em praias, campos de futebol, ou embaixo de árvores e perto de cercas

– Ficar perto de objetos que conduzem eletricidade (como telefone com fio ou celular conectado ao carregador) e objetos metálicos grandes

– Ficar em um abrigo aberto, como uma sacada, varanda, toldo, deque, etc

Opções seguras de abrigo

– Busque veículo fechado como abrigo e fique dentro dele, com as portas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar;

– Busque moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios ou abrigos subterrâneos, tais como metros ou túneis;

Vídeos de Proteção contra Raios

O ELAT desenvolveu uma campanha de proteção contra raios baseada em 15 anos de dados de mortes por raios no Brasil, que apontou as principais circunstâncias de fatalidades por raios no país.

Dois vídeos foram produzidos com orientações de proteção para quem está ao ar livre e para quem está dentro de casa. Emissoras de televisão podem solicitar os vídeos gratuitamente para exibição em suas programações.

A urbanização e os raios

raio-1 raio-2

Cartilha de Proteção contra Raios

A cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de um bilhão de reais no país.

Portanto, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta o barulho característico de um raio, o trovão!

80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger. E por isso o ELAT criou e está disponibilizando uma Cartilha de Proteção contra Raios, elaborada de forma simples e didática. (clique aqui para visualizar a cartilha)

Se você faz parte de alguma instituição (escolas, defesa civil) e tem interesse em receber a cartilha em alta resolução, por favor, envie um e-mail para elat@inpe.br solicitando o arquivo.