Atividades aeronáuticas à alunos da rede municipal!!!
Cerca 300 alunos dos 8º e 9º anos de duas escolas municipais de Caçapava participam de uma iniciativa inédita na rede pública: vivência e conhecimento da aviação, além do contato com as opções profissionais na indústria aeronáutica e aviação em geral. As atividades são resultados de convênio entre a Secretaria Municipal da Educação e a Associação Recreativa Centro de Voo à Vela Ipuã.
Os estudantes são das escolas Professor Fernando Pantaleão e Edmir Viana Moura. Acompanhados por professores, os alunos começaram a visitar a sede social e a base operacional da associação, o Aeroclube de Voo à Vela Ipuã, que fica no Km 7 da rodovia Prefeito Osório da Cunha Lara Neto (conhecida como rodovia do Livro) em Caçapava, na segunda-feira, 24. A visita da última turma está marcada para a manhã de quinta-feira, 27.
Na base operacional, os alunos participam de uma palestra do engenheiro agrônomo Sérgio Bassi, que pratica voo à vela há 42 anos, é conselheiro da Associação.
Durante 50 minutos, os estudantes conhecem os aspectos históricos e científicos do voo e da aviação, as características de aviões e aeroportos. Também são enfocados o voo à vela, planadores, aviação esportiva, indústria aeronáutica e aviação.
Depois da pausa para o lanche no final da palestra, os estudantes conhecem os hangares e a pista da Associação para aprenderem na prática o conteúdo da palestra, além da demonstração, em solo, do funcionamento de um avião rebocador e de um planador. Para finalizar, é feita uma apresentação de um voo de avião.
“O nível de interesse demonstrado pelos alunos ultrapassou as expectativas”, disse Bassi.
As atividades são em comemoração à Semana da Asa e ao Dia do Aviador (23 de Outubro). Foi neste em 1906 que o inventor Santos Dumont fez seu primeiro voo com o 14 Bis, considerado o início da aviação.
O tipo de integração que deve ser realizado em outras e repetidas oportunidades afinal, nossa cidade está encaixada entre tres grandes aeroportos, São José, Taubaté e o Aerovale, que atestam para a necessidade de formação de novas turmas de pilotos e profissionais de manutenção, profissões cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.