XXII ENCITA: Encontro de Iniciação Científica no ITA!!!
O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), promove nesta próxima quinta-feira (27), o XXII ENCITA – Encontro de Iniciação Científica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que contará com a presença do Dr. Miguel Angelo Laporta Nicolelis, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal.
O encontro tem o objetivo de apresentar as produções de 2015 e 2016 dos alunos bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Além da exposição dos trabalhos, a programação do evento que vai das 14h às 17h30, irá oferecer palestras sobre temas específicos e proporcionar aos alunos, a experiência da elaboração de artigos científicos. O destaque será a palestra “O Cérebro Humano como Centro do Nosso Universo”, proferida pelo Dr. Miguel Nicolelis.
O evento acontecerá no Auditório Lacaz Netto, ao lado da biblioteca do ITA, que fica na praça Marechal Eduardo Gomes, 50, Vila das Acácias, em São José dos Campos. A entrada do XXII ENCITA é gratuita e aberta à população.
Programação
- 14h00 às 14h15: Abertura e entrega de certificado para os melhores trabalhos
- 14h15 às 14h45: Palestra “Avaliação da Resistência à Fluência da Liga ti-6al-4v com Tratamento Térmico” – Melhor Trabalho XXII ENCITA. Autora: Ingrid Regina dos Santos Lacerda. Orientadora: Prof.ª Dra. Danieli Aparecida Pereira Reis (UNIFESP)
- 14h45 às 15h40: Palestra “O Cérebro Humano como Centro do Nosso Universo”, com Prof. Dr. Miguel Angelo Laporta Nicolelis (Duke – University)
- 15h40 às 15h45 Encerramento
- 15h45 às 17h30: Exposição dos pôsteres do XXII ENCITA
Sobre o palestrante
Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro, considerado um dos vinte maiores cientistas do mundo no começo da década passada pela revista “Scientific American” e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.
Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas.
Seu objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). Suas pesquisas desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais.