Saúde de Jambeiro manda pacientes para Caçapava!!!
A única porta de entrada dos serviços de saúde em Jambeiro em urgência/emergência, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jocelina Meireles, deixou de oferecer pronto atendimentos 24h aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o dia 10 de outubro, a UBS fecha às 22h. Segundo a secretaria de saúde de Jambeiro, Naira Maria de Oliveira, a medida foi tomada para que a atual gestão termine o mandato “sem dívidas” e que a média de atendimentos na madrugada era baixa: oito casos.
Com o fechamento da UBS, os casos de urgência e emergência de madrugada passaram a ser atendidos na Fusam (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava) que é a referência para Jambeiro.
Além do fechamento do plantão, os usuários da saúde pública reclamam da dificuldade de encontrar ambulância ou outro veículo para o transporte até Caçapava.
Os PSFs (Programa Saúde da Família) jambeirenses também tiveram os horários de atendimentos reduzidos: até as 13h. Antes da medida, os postos ficavam abertos até as 16h.
Com a decisão, o prefeito de Jambeiro, Altemar Machado Mendes Ribeiro, inaugurou um novo modelo de gestão: resolver problemas na área da saúde em seu município transferindo-os para Caçapava!