Shimane-Caçapava: avanço na educação ambiental!!!
Terminou nesta sexta feira, 21, o projeto para Melhoria Educação Ambiental que reuniu docentes das Escolas de Ensino Fundamental de Caçapava, reunidos no Parque Ecológico da Moçota, com os representantes da Universidade de Shimane, do Japão, resultado de uma parceria entre o município de Caçapava e o Shimane International Center, com patrocínio do governo japones.
Esta última fase do projeto teve a duração de 3 dias e constou de várias temáticas ligadas à educação ambiental, as quais colocarão os professores da rede municipal de Caçapava, como agentes multiplicadores, responsáveis em ensinar a importância e a prática da preservação ambiental.
No final do projeto foram distribuídos 240 livros (com textos bilíngues – português e japonês) elaborados pela Universidade de Shimane aos professores caçapavenses. A expectativa é a de que a capacitação ambiental atinja sete mil alunos.
Caçapava é a primeira cidade fora do Japão a ser contemplada com a capacitação desenvolvida pela universidade japonesa.
Parte do projeto transcorreu no Japão, para onde se dirigiu um grupo de professores de Caçapava, coordenados pelo Prof Márcio de Souza, responsável pelo Parque Ecológico da Moçota, os quais, além dos estudos, visitaram a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de Shimane e a estação de tratamento de água e esgotos de Matsue.
No evento da última sexta feira, por ocasião da conclusão dos estudos, os participantes tanto do lado japones quanto de Caçapava, manifestaram-se positivamente quanto ao sucesso das atividades e ao pleno alcance dos objetivos inicialmente planejados, comprometendo-se mutuamente à troca de informações de avaliação, quanto às demais fases que agora serão desenvolvidas pelos professores caçapavenses.
Presentes no local a equipe japonesa, composta por ARIMA Kiichiro – Professor Diretor do Projeto, HADA Akinori – Professor, INOUE Masahito – Professor, TAMAGUSHI Kazuyo – Diretora Executiva – SIC, KOTERA Mayumi – Coordenadora SIC, YOSHIMURA Mayumi – Intérprete e sra. Naoko – Intérprete, os quais, em conjunto com a equipe brasileira, composta das professoras Milena Bottan, Valéria Rosendo e Renata Sbruzzi que foram ao Japão em 2015 e das professoras Cristina Bianco, Cláudia Valéria, Renata Sbruzzi e a Orientadora Pedagógica Nilcelene Leal, da Assistente Juridica Amanda Priante, que lá estiveram em 2016, professora Brenda Valério e a Orientadora Pedagógica, Ana Paula Port, do ecologista convidado sr. Orlando, da EcoVital, (que contribuiu em muitas fases do projeto) liderados pelo coordenador geral do projeto Brasil/Japão em Caçapava, prof. Márcio Rocha de Souza, além do Prefeito Henrique Rinco e do Secretário de Educação Sidnei Sanita. Discursaram os srs. Arima Kiichiro, Márcio de Souza, Sidnei Sanita e o prefeito Henrique Rinco, que agradeceu à todos pela grandeza do evento e pela participação de todos.
Na madrugada deste domingo, 23, os representantes da Universidade de Shimane, embarcam de volta ao Japão!