Padroeira do Brasil será homenageada no Vaticano!!!
Os jardins do Vaticano passarão a contar, no início de setembro, com um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A inauguração da obra de arte faz parte das comemorações pelo tricentenário do encontro da Imagem de Aparecida, que será celebrado em 2017.
A iniciativa do Santuário Nacional, articulada pela Arquidiocese de Aparecida e pela Embaixada brasileira no Vaticano, buscou incluir a Padroeira do Brasil em uma área onde já há homenagens às devoções marianas de outros países.
Inauguração e bênção do monumento estão marcadas para as 9h30 (horário local) do dia 3 de setembro, no Vaticano. Além da comitiva do Santuário Nacional e da Arquidiocese de Aparecida, estarão presentes representantes da diplomacia do governo brasileiro e da empresa italiana que confeccionou o monumento.
Ainda não a há confirmação se Papa Francisco participará do momento, mas membros do Governadorato do Estado, o órgão administrativo da Cidade do Vaticano, também participarão da cerimônia.
Com a concepção de Cláudio Pastro, o mesmo autor do acabamento artístico interno da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, e com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália, o monumento tem 3,42 metros de altura, com uma base de 1,13 metros de largura frontal.
O corpo do monumento, com 2 cm de espessura, é de Aço Corten e pesa 1.713 kg. Já a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que irá compor a obra é de bronze, na tonalidade dourada, e pesa 8 kg.
Uma canoa na base, a presença de três pescadores e uma rede estilizada, que remete também a abundância de peixes, fazem referência ao momento em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717.
Um monumento idêntico será inaugurado no Santuário Nacional no dia 8 de outubro deste ano, durante a Novena da Padroeira. Há também a previsão da instalação de um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em Brasília em maio de 2017. A obra ficará na sede da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – mas, embora concebido pelo mesmo artista, trará uma nova composição e tamanho.