Projeto Resgatando Vidas: socializando jovens para a vida!!!
EXCLUSIVO: O Projeto Resgatando Vidas foi criado pelo mestre Ronaldo Luiz, nos anos 90, como forma de usar a arte suave (Jiu – Jitsu) como ferramenta para o resgate de jovens de atividades prejudiciais ao seu desenvolvimento normal, incluindo-os socialmente e preparando-os para a formação de atletas através de objetivos básicos como disciplina, equilíbrio físico, emocional e social.
O jiu-jítsu tem como filosofia tornar o indivíduo mais seguro e autoconfiante. Para isso suas técnicas de defesa sempre baseadas em forças de alavancas, possibilita ao praticante vencer adversários mais fortes e pesados, trazendo uma sensação de invencibilidade, o que se estende para vários setores da vida, fazendo também com que a energia do aluno seja sempre canalizada para o bem, colocando o mesmo em um ambiente saudável, onde existem fortes laços de amizade e companheirismo, logo o tirando da vida improdutiva e das drogas, problemas que atingem grande parte da juventude nos dias de hoje.
Cerca de 380 alunos, nas diversas modalidades Jiu Jitsu, Muay Thai, Judô, MMA, Taekwondo, frequentam as aulas do Projeto Resgatando Vidas, que conta com 5 professores nos mais diversos tipos de artes marciais, e que também efetuam acompanhamento e aconselhamento ao grupo, com a coordenação do competidor, na modalidade Jiu Jitsu, professor Robson Paiva do Amparo, que conquistou a medalha de prata no mundial 2013, e ainda hoje, transfere seus conhecimentos aos alunos do Projeto.
Atualmente o Projeto mantém sua sede, na Rua Joaquim Gurgel do Amaral, 265 – Vila Menino Jesus em Caçapava, e demais atividades externas, mediante doações e eventos beneficentes, contando com amigos e parceiros que contribuem mensalmente. Com tais características, todo o Projeto tem enormes dificuldades de manutenção da obra mensalmente, e espera apoio da comunidade, onde já tem parceria a ABESC, Centro Cultural da Prefeitura de Caçapava e Escola Municipal Daphine Ghidella.
O Projeto vem se destacando em competições, sendo que na modalidade jiu jitsu já tem vários medalhistas nos diversos campeonatos (paulistas, brasileiro, sul-americano e mundial) da Confederação Brasileira Esportiva de Jiu Jitsu. No mês de abril deste ano, o grupo de atletas do Projeto Resgatando Vidas participou do Campeonato Sul-Americano em São Paulo, trazendo 3 medalhas de ouro e 3 prata. Em em Julho próximo, o Projeto já tem 30 atletas classificados para disputar o mundial.
A participação dos atletas no Projeto Resgatando Vidas é gratuita, com eventuais colaborações não obrigatórias e as inscrições podem ser feitas na sede do Projeto (endereço abaixo), sendo que os menores de idade, têm que ter autorização dos pais ou responsáveis.
Projeto Resgatando Vidas
Rua Joaquim Gurgel do Amaral, 265
Vila Menino Jesus