Concerto Sinfônico da Base Aérea de São Paulo!!!
Para comemorar os 75 anos da BASP – Base Aérea de São Paulo, o Parque Shopping Maia de Guarulhos, recebeu nesta quinta-feira, 5 de maio, às 20h, uma apresentação musical, realizada pela Banda de Música da Base Aérea de São Paulo, criada em 1º de Setembro de 1942 e que tem por missão, auxiliar na formação da tropa. A apresentação foi aberta ao público e convidados (cerca de 250 pessoas entre militares e civis) e ocorreu no 1º piso, na Alameda Gourmet do shopping. Na oportunidade, foi possível conferir canções como Aquarela do Brasil (de Ari Barroso), Trem das Onze (de Adoniran Barbosa), My Way (Paul Anka), entre outras.
Na abertura do concerto, o Cel Av Reginaldo Pontirolli, atual comandante da BASP, fez um belíssimo discurso, lembrando a toda história da BASP em seus 75 anos, além de detalhar a evolução da Banda que se apresentou.
No piso 3, de 06 a 14 de maio, ocorre também uma exposição de objetos históricos da Base Aérea. O objetivo da mostra é contar, a partir de objetos e imagens, a história desses 75 da Base Aérea de São Paulo. Entre as peças que podem ser encontradas estão modelos em escala de aviões que serviram a base aérea desde o início; além de material fotográfico sobre os aviões; haverá ainda uma réplica de um macacão de voo dos anos 50, assim como óculos de voo, e manuais de aviões da época; O curador da mostra será Paulo Fernando Kasseb, que é jornalista e pesquisador do tema.
A Base Aérea de São Paulo, uma das mais tradicionais da Força Aérea, nasceu em meio à guerra, no mesmo ano em que nascia a Força Aérea Brasileira: ambas completaram 75 anos de existência em 2016. A BASP foi criada através do Decreto Nº 3.302 de 22 de maio de 1941, com o nome de 2º Corpo de Base Aérea, inicialmente sediado no Campo de Marte.
Em 26 de janeiro de 1945, já com o nome de Base Aérea de São Paulo, foi transferida definitivamente para Cumbica, em Guarulhos, na região onde funcionava o Clube Paulista de Planadores, na Fazenda Cumbica, pertencente à família Guinle. Foi feita uma doação condicional daquela área, a fim de que ali se instalasse uma Organização Militar.
A BASP teve valorosa participação na história da nossa Força Aérea, tendo sediado diversas Unidades Aéreas operacionais. Hoje abriga o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), que tem a finalidade de executar as atividades de ensino relativos à área da logística de material e de serviços, o Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA), subordinado operacionalmente ao Quarto Comando Aéreo Regional (4º COMAR), com a finalidade de realizar múltiplas missões de transporte de tropa e de apoio logístico e o Centro de Catalogação da Aeronáutica (CECAT), que tem por finalidade assegurar o planejamento, a coordenação e a execução das atividades de levantamento e catalogação de dados relativos a empresas, serviços e materiais de interesse aeroespacial.