O Dia D contra o mosquito Aedes Aegypti!!!
O Secretário de Saúde Dr. Iuri Dair, o Maj Luiz Cláudio, RP da 12ª Brigada, o Prefeito Henrique Rinco e o Chefe de Gabinete Dr. Benedito Barros, na reunião que traçou as metas para o Dia D
Cerca de 500 soldados do Exército Brasileiro e servidores do governo municipal vão percorrer no sábado, 13, os bairros de Caçapava com objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikunguya. Denominado “Dia Nacional de Esclarecimento”, a ação tem por meta aprofundar o nível de conscientização quanto à gravidade da situação e da responsabilidade dos cidadãos no combate ao mosquito.
Na quinta-feira, 11, representantes da secretaria municipal de saúde se reuniram com militares da 12ª Bda Inf L (Amv) – 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) -, sediada em Caçapava, que participa do combate nacional ao Aedes aegypti, para traçar as estratégias do mutirão de conscientização e visitas às casas programadas para sábado.
Os soldados e servidores municipais vão aos bairros depois da formatura dos cerca de 500 militares preparados pelo comando para as visitas às residências. A formatura acontece às 8h no 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve – Aeromóvel), com sede, também, Caçapava.
Caçapava está entre os 40 dos 645 municípios paulistas que vai receber ajuda das Forças Armadas para o mutirão do combate ao mosquito. As cidades escolhidas foram as com maior incidência das doenças causadas pelo mosquito e as que têm organizações militares instaladas, como no caso de Caçapava. A iniciativa é do governo federal com a participação conjunta dos municípios, Forças Armadas, representantes de outras entidades públicas e sociedade civil.
A primeira fase de mobilização da Brigada Aerómovel no combate ao Aedes aegypti aconteceu entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro, quando foram intensificadas atividades de manutenção e limpeza em todas organizações militares da Brigada e em suas áreas de atividades.
Neste sábado, 13, acontece a segunda fase. Entre os dias 15 e 19 de fevereiro será realizado o “Mutirão de Erradicação de Focos e Proliferação do Mosquito e Descontaminação” junto aos moradores de áreas urbanas de maior risco. Outra iniciativa vai ser a campanha de conscientização nas escolas em data a ser definida.
Além de Caçapava, a 12ª Brigada atua nas cidades de Barueri, Lorena, Osasco, Pindamonhangaba, Santana do Parnaíba, São José dos Campos e São Sebastião.