CAÇAPAVA e região

SAMU 192 – Saiba como utilizar estes serviços !!!

central samuO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192, é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. pretendendo-se a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências da população.

O SAMU 192 realiza, gratuitamente, o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, bastando o usuário efetuar uma chamada gratuita para o telefone 192, que será atendida por técnicos na Central de Regulação, em SJC, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

A partir dessa atuação, o SAMU 192 tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão, e até mesmo a falta do atendimento, sem explicações.

samu baseEm Caçapava, contamos com dois postos de atendimento do SAMU 192: um fica junto do quartel do Corpo de Bombeiros e o outro na Vila André Martins, ambos ligados à Central de Regulação em SJC, citada acima e que, na eventualidade de estarem realizando atendimentos durante a chamada, eventualmente será encaminhada a viatura de resgate dos Bombeiros.

Da população, espera-se a colaboração para evitar ligações desnecessárias, que possam atrapalhar o bom andamento dos trabalhos, Os trotes telefônicos são crimes previstos no Código Penal Brasileiro que, no artigo 266, prevendo detenção de um a seis meses para quem o pratica.

Por fim, é bom lembrar que TODOS os deslocamentos das viaturas do SAMU 192, são determinados pela Central de Regulação SJC, acionados através do fone gratuito 192, não adiantando a presença física nos postos, como forma de pressão para agilizar o atendimento.