Caçapava 2º lugar em Desenvolvimento !!!
Dados do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) apontam que Caçapava ficou em segundo lugar entre as cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba de Litoral Norte) que conquistaram a classificação de alto grau de desenvolvimento. A cidade obteve índice de 0.8234. Em primeiro lugar está Ilhabela (0.8228), em terceiro São José dos Campos (0.8060) e em quarto Jambeiro (0.8049). O indicador tem como base o ano de 2013, primeiro ano de gestão do prefeito Henrique Rinco (PSDB), e foi divulgado pelo IFDM 2015.
É a primeira vez que Caçapava integra o conjunto dos municípios com alto grau de desenvolvimento desde a criação do índice, em 2005, pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).
O estudo acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de 5.565 municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. As fontes usadas são as dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e da Saúde.
Com variação de 0 a 1 (quanto mais próximo do 1, maior o desenvolvimento do município), o IFDM traz as seguintes classificações: municípios entre 0 a 0,4 são de baixo desenvolvimento, os com 0,4 a 0,6 são considerados com desenvolvimento regular. Já os que alcançam entre 0,6 a 0,8 têm desenvolvimento moderado. Os que registram de 0,8 a 1 possuem alto desenvolvimento.
Números – Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, apontam que Caçapava ficou em segundo lugar na RMVale na geração de emprego e renda em 2013, com a criação de 1.139 vagas. Pinda, com 1.235 vagas, liderou o ranking.
Na área da educação, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) registrou que Caçapava atingiu a meta e cresceu em 2013. A meta era 5,6 e a cidade obteve 5,7. Em 2011, a nota foi 5,3. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática e na taxa de aprovação.
Os investimentos recordes na saúde, a partir do primeiro ano da atual administração, alcançaram resultados mais que positivos. Entre as ações, estão a contratação de novos profissionais e capacitação dos trabalhadores na área, ampliação dos tratamentos na saúde bucal, independência da Fusam (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava) e intensificação das campanhas preventivas.
Um dos exemplos da melhoria da saúde pública foi a queda no índice de mortalidade infantil, de 15,2 para 10,9 (crianças que morreram antes de completar um ano, a cada mil nascidas vivas) em 2014. Segundo a Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados ), o índice está abaixo da média do estado de São Paulo e é o menor já registrado na cidade.